Quinta, 16 de Julho de 2020
Política


Segundo estudo, Minas tem alto nível de transparência sobre Covid-19

Governador ressalta que resultado concretiza diretrizes e políticas públicas com foco no cidadão


O último relatório do Índice de Transparência da Covid-19, publicado em 30 de abril, classifica como alto, o nível de transparência das informações divulgadas sobre o novo Coronavírus pelo Governo de Minas. Além disso, o estado é o 4ª mais bem avaliado em relação à qualidade de informações relativas à pandemia no ranking nacional.


O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Os dados são coletados diariamente e apurados com base em três quesitos: granularidade (detalhamento das informações), formato e critérios de publicação.


“A classificação mostra o comprometimento e o alto nível de transparência das informações divulgadas pelo Governo de Minas sobre o coronavírus. Esse resultado é fruto de um trabalho de qualidade e de alta gestão, devido à soma de esforços da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral, que disponibilizam as informações, concretizando as diretrizes e política com foco no cidadão”, avalia o governador Romeu Zema.


Trabalho conjunto


O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, ressalta o trabalho conjunto com a SES. “Estamos trabalhando com muita seriedade para garantir à população a integridade e transparência da informação pública, e o resultado disso pode ser medido agora, com a ótima colocação do Estado no ranking de transparência”, diz.


Para secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a transparência é fundamental e base de todas as ações do Estado. “Neste momento da Covid-19, faz-se ainda mais necessária, devido ao grau de ansiedade e insegurança que as pessoas vivenciam. Desde o início dessa gestão tivemos dois focos principais: a eficiência e a transparência”, afirma.


A subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE-MG, Nicolle Bleme, ressalta a importância do trabalho integrado e do apoio da alta gestão para o alcance dos resultados. “Essa classificação de MG reflete o trabalho integrado das equipes e o apoio dos gestores para o fomento e ampliação da transparência e dados abertos. Minas é um dos nove estados que divulgam a bases de dados para download do detalhamento”, completa. 


A metodologia completa utilizada para o Índice Transparência da Covid-19 pode ser acessada aqui.


Para mais informações acesse o Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais e o Painel de Dados COVID.

 

OKBR


A Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. A organização incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.


Fonte: Secretaria de Estado de Governo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 02/05/2020


Comente esta Notícia