Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Obra do Hospital Regional de Lafaiete será concluída com verba de multas de mineradoras por rompimento de barragens




O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou hoje, 29 de abril, que vai usar dinheiro da multa das mineradoras Vale e Samarco para concluir quatro hospitais regionais que seguem inacabados há anos. O Hospital Regional de Lafaiete será um deles. Os valores são referentes ao montante que pago pelas empresas ao Estado como compensação pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em 2015 e 2019, respectivamente. Além de Lafaiete, as obras irão acontecer também em Divinópolis, Sete Lagoas e Teófilo Otoni. 

Em 16 de abril, o Governo do Estado já havia anunciado a conclusão do Hospital Regional de Governador Valadares, a 315 km de Belo Horizonte, com o dinheiro da reparação de Mariana. Ainda segundo Zema, parte do dinheiro também está sendo usada para comprar mais 300 respiradores para unidades de saúde. No dia 27 de abril, o governo já havia anunciado a compra de 747 aparelhos. O governador também destacou a conclusão das obras do hospital de campanha, na capital mineira, mas os leitos não estão usados, uma vez, que as unidades de saúde não estão totalmente ocupadas.

Prefeito de Lafaiete se pronuncia

Mário Marcus, prefeito de Lafaiete se pronunciou a respeito da fala do governador do estado, Romeu Zema e reiterou a importância da conclusão da obra do hospital regional para a cidade. Ele informou que, no dia 27 de abril, foi encaminhado à empresa Vale um ofício, solicitando intervenção junto ao governo de Minas, para a conclusão do hospital, a exemplo do que já havia sido anunciado a respeito do hospital regional de Governador Valadares.

Mário Marcus também ressaltou que no início de 2019 foi assinado com o Estado um termo de acordo, buscando a retomada da obra paralisada. E ainda no mês de março deste ano, ao lado de deputados, o secretário de estado de Saúde de Lafaiete visitou a obra paralisada. Foi relembrado e ressaltado ao secretário o pedido e a importância da retomada e conclusão do hospital, considerando a fraca estrutura da rede hospitalar que Lafaiete e região possuem. Desde 2017 o prefeito Mário Marcus, ao lado do deputado Glaycon Franco, procuram pleitear a conclusão do hospital. Vai ser mantido o contato direto com a Vale e o Governo do Estado a fim de conhecimento das ações a serem realizadas. 


Confira, na íntegra, a fala do prefeito Mário Marcus.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 29/04/2020 - 15:29


Comente esta Notícia