Política


Projeto da vereadora Carla Sassi valoriza os cuidados com a saúde bucal infantil



A saúde começa pela boca!" Mais verdadeira não poderia ser esta frase. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Sem a higiene necessária, esses microrganismos chegam à corrente sanguínea tendo, assim, acesso a outros órgãos, podendo causar, além de cáries, mau hálito, doenças da gengiva e até mesmo infecções graves e problemas cardíacos.
Por esse motivo e observando o alto índice de cáries visíveis em crianças, especialmente na zona rural, a vereadora Carla Sassi (PSB) decidiu, mais uma vez, arregaçar as mangas e agir na conscientização da importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal infantil. A edil, desde 2018, tem visitado a zona rural, especialmente as escolas, com o escovódromo móvel e uma profissional auxiliar de saúde bucal incentivando o cuidado com a boca e a necessidade da escovação, no mínimo ao acordar, antes de dormir e após as refeições.
" Me preocupa ver tantas crianças com problemas graves na dentição, mesmo sabendo que o SUS conta com equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família e o Centro de Especialidades Odontológicas. Concluí ser de grande importância fazer o trabalho de conscientização diretamente com as crianças. Comecei o projeto da saúde bucal no ano passado, após instituir a Semana Municipal da Saúde Bucal. Desde então, tenho visitado primeiramente as localidades rurais, por entender que a falta de água fluoretada contribui para o aparecimento de cáries, juntamente com uma auxiliar de saúde bucal, atualmente a Luciana, que é muito querida por todos, levamos o escovódromo, que fiz com recursos próprios e é adequado para se trabalhar com crianças. No local, conversamos sobre a importância da escovação preventiva, ensinamos como deve ser a higienização adequada e distribuímos kits com escova e creme dental. Já visitamos várias localidades, como São Gonçalo, Buarque de Macedo, Rancho Novo, Almeidas, São Vicente, Vila Lobos, entre outras. Em todos os lugares, fomos muito bem recebidos e as crianças se mostraram atentas e comprometidas em fazer corretamente a escovação.
Além do escovódromo e as ações pontuais, destinei recursos do orçamento impositivo para o fortalecimento da saúde bucal básica, por entender a seriedade e a necessidade de não negligenciarmos a saúde bucal, não somente das crianças, mas de toda a comunidade", pontuou Carla Sassi.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 02/12/2019


Comente esta Notícia