Você que acabou de comprar o seu 4x4, e está ansioso para cair nas trilhas com ele, acaba descobrindo que precisa equipá-lo de forma a ter menos problemas para vencer os obstáculos que aparecerão a sua frente nas suas novas aventuras.O guincho é um dos equipamentos que ajudam e muito em determinadas condições, já que com sua utilização a remoção do veículo de lugares como atoleiros, erosões ou alagados se torna muito mais fácil, evitando o desgaste de partes do veículo como motor, suspensão e embreagem.
Só que no momento da compra do guincho poderão surgir dúvidas:
Qual guincho devo comprar?
Essa definição dependerá principalmente do peso do veículo no qual o guincho será instalado e você deverá consultar as especificações de carga de cada guincho para enquadrar nas suas necessidades, assim como a relação custo/benefício que também deverá ser levada em consideração pelo do valor que deseja investir e da previsão de vezes que poderá ter que utilizar o guincho em função do grau de dificuldade das trilhas que você pretende fazer.
Utilizar cabo de aço ou de kevlar?
Tentaremos aqui expor detalhes das duas opções de forma que você tenha ajuda na hora da sua escolha e não se preocupe porque com certeza você não foi o único a ter essa dúvida.O kevlar tem sido utilizado em várias áreas onde seu peso reduzido e sua resistência se mostraram mais interessantes que as mesmas qualidades do aço, por exemplo.
Para se ter uma idéia, o kevlar é utilizado na fabricação de coletes a prova de balas
Quando falamos em segurança, é importante ter conhecimento dos tipos de acidentes que ocorrem muito comumente quando cabos de guinchos se rompem.Não é raro um cabo se romper ao puxar veículos ou objetos muito pesados e o rompimento de um cabo de aço, por exemplo, pode causar acidentes graves ao chicotear, atingindo alguém que esteja por perto. Nesse sentido o kevlar é mais seguro, por ser mais leve ele não chicoteia ao arrebentar.E no uso do guincho, independentemente do tipo do cabo utilizado, alguns conhecimentos sobre como utilizar tanto o guincho quanto o cabo são necessários.
A utilização de uma patesca ou roldana ajuda muito na preservação do motor do guincho, já que a mesma aumenta a força de arraste exercida sobre o veículo ou objeto é aumentada, necessitando de menor esforço do guincho.
Todo cabo pode romper no momento de sua utilização e algumas ações simples podem evitar graves acidentes para quem estiver por perto.Em toda utilização do guincho é ideal que o capô do veículo seja levantado e dessa forma proteja as pessoas no interior do veículo.No caso da utilização do cabo de aço é interessante que pesos sejam colocados em algum ponto ao longo do cabo para no caso de romper o cabo de aço não ricocheteie e atinja alguma pessoa.O cabo de kevlar normalmente não ricocheteia no momento da ruptura por ser mais leve, mas deve-se ter muito cuidado na sua utilização observando se o mesmo não roçará em pedras ou troncos pois isso pode desfiar o cabo e provocar a ruptura, mesmo de um cabo novo.E independentemente do tipo de cabo pelo qual você optar lembre-se de alguns cuidados com o cabo:
- ao retornar o cabo para o rotor do guincho tente guiá-lo de forma que ele enrole em camadas mais homogêneas possível por assim o desgaste das fibras ou arames será menor.
- evite que durante a utilização o cabo se enrole de forma que apareçam pequenos laços (fig 1) pois os mesmos se transformarão em nós quando o cabo for esticado (fig 2) o que pode provocar a ruptura do cabo ou diminuir sua vida útil.
Outro fator importante é a verificação nas tabelas dos fabricantes dos cabos a capacidade de carga do cabo a ser instalado no guincho, lembrando que o ideal é trabalhar com o cabo no máximo a 1/4 de sua carga de ruptura e que esse limite por variar em função da qualidade do cabo instalado.
Eventos off-road
Em nossa coluna teremos espaço para a divulgação de todos os eventos que envolvam o off road, estando à disposição para postarmos as informações passadas pelos organizadores dos mesmos através dos nossos canais de contato.
Em 26 de outubro foi realizada mais uma trilha da turma do Esquadrão Off Road Lafaiete.Eles percorreram trilhas e estradas de terra na região de Carandaí , onde foram muito bem recebidos pelos jipeiros do grupo da cidade e que também são membros do Esquadrão Lafaiete.
Participaram da trilha 11 veículos off road, sendo 7 de Lafaiete e 4 de Carandaí. O trajeto foi de nível leve a moderado passando por obstáculos e atoleiros que exigiram bastante perícia dos pilotos.
Os jipeiros terminaram a trilha com um delicioso churrasco no meio de uma bela paisagem, aproveitando o pôr do sol, momento no qual puderam desfrutar ainda mais da excelente companhia dos outros participantes e com o desejo da próxima trilha.
Mais informações sobre o Esquadrão Off Road Lafaiete em https://www.facebook.com/EsquadraoLafaiete .
Entre as cidades de Ouro Preto e Piranga, aconteceu no dia 02/11 a Expedição Ouro Preto – Piranga que proporcionou aos participantes, em aproximadamente 65 veículos, a chance de apreciar as belas paisagens existentes entre essas duas cidades Lafaiete esteve representada por veículos dos dois grupos de jeeps da cidade.
O 8º Trilhão da União aconteceu no dia 09/11 na cidade de Santos Dumont, evento que já se tornou uma tradição e que atrai praticantes de off road de várias cidades de MG e assim como de outros estados. Até o fechamento dessa coluna não tínhamos recebido mais informações sobre o evento. Na próxima edição da coluna passaremos mais informações. O evento foi organizado pelo Jeep Clube Santos Dumont.
Mais informações sobre o clube em https://www.facebook.com/JeepClubeSantosDumont/Em Queluzito , ocorreu nos dias 23 e 24/11/19 o 2º Trilhão de Queluzito, com trilhas para jeeps, gaiolas, UTV’s e motos.
Próximos eventos:
Outros eventos off road já estão programados até o final de 2019 e mais próximo das suas datas programadas daremos mais informações sobre os mesmos.
Venha você também praticar o off road. Um esporte que pode lhe proporcionar novas descobertas e novas amizades. Para entrar em contato com a Caminhos de Minas Expedições Off Road e conhecer nosso trabalho utilize os seguintes canais:
(31) 99990-4269 (31) 98622-6151
www.facebook.com/caminhosdeminasoffroad
Sobre Tarick de Vasconcellos Martins
Gestor da Caminhos de Minas e graduando em Engenharia de Produção pelo IFMG Campus Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 01/12/2019 - 09:48