Política


Em reunião da Amalpa, Glaycon Franco pede empenho de senador em defesa da região na relicitação da BR-040

O deputado reiterou os avanços sociais e econômicos obtidos graças à atuação conjunta das cidades e defendeu a união para obter melhorias


A cidade de São Brás do Suaçuí foi sede da reunião mensal da Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), realizada na sexta-feira, 1º de novembro. O encontro contou com a presença do senador Carlos Viana (PSD-MG), que participou como convidado especial, levando aos prefeitos e demais autoridades informações relevantes. Em particular, sobre o processo de relicitação da concessão da BR-040. O parlamentar enfatizou que as audiências públicas para a apresentação de prioridades quanto à recuperação, conservação e manutenção da rodovia acontecerão ao longo de 2020 - e é nesta etapa que os municípios da região precisam atuar unidos para fazer valer interesses comuns, como a duplicação da pista em seu trecho mais perigoso, entre Belo Horizonte e Barbacena, passando por Itabirito, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
Único parlamentar a marcar presença em todos os encontros da Amalpa, o deputado estadual Glay­con Franco fez questão de comparecer a São Brás do Suaçuí, onde saudou a visita de Carlos Viana e as notícias positivas trazidas pelo senador: “Ti­vemos a alegria de receber nesta reunião da Amalpa o senador Carlos Viana, que trouxe várias informações de interesse dos gestores. Por exemplo, sobre o repasse da Cessão Onerosa de recursos oriundos da exploração do pré-sal, a nova repactuação federativa e, principalmente, o futuro da BR-040. Este é um tema muito importante, particularmente para mim, já que criei a Frente Parlamentar em Defesa da 040 tão logo assumi o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Pedimos ao senador que olhe com carinho os anseios da nossa região, pois não podemos permitir que se repita o que aconteceu por ocasião da primeira licitação, quando se privilegiaram os interesses da concessionária em detrimento do interesse público. Se, àquela altura, tivessem levado em conta o interesse público, com certeza a duplicação começaria pela nossa região, cortada pelo trecho mais perigoso de toda a extensão da 040”.
Municipalista convicto, Glaycon reiterou os avanços sociais e econômicos obtidos graças à atuação conjunta das cidades e defendeu que a união continue a fim de que mais melhorias sejam alcançadas: “Assim que cheguei a São Brás, fiquei feliz ao ver o castra móvel circulando pela cidade, como já acontece em tantos municípios da nossa região. Desta forma, levamos adiante a bandeira da esterilização como meio de proporcionar melhor qualidade de vida e controlar a proliferação dos animais de rua, ideia com a qual comungamos. Este mini-hospital veterinário, um dos compromissos do nosso mandato, é hoje realidade. Esperamos que os prefeitos que ainda não fazem parte se integrem ao Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) e usufruam de mais este benefício”.

Desenvolvimento Econômico

Glaycon Franco aproveitou a ocasião para colocar os prefeitos e lideranças políticas do Alto Paraopeba e Vertentes a par de sua agenda. Na terça-feira, dia 5, o deputado foi recebido pelo secretário de Governo, Bilac Pinto. “Nessa reunião, tratamos de vários assuntos importantes para a região, em especial, procurar saber a quantas anda a realização de parcerias visando à conclusão do hospital regional de Conselheiro Lafaiete, que atenderá a todos os municípios da região. A política do governador Zema é fazer parcerias público-privadas e queremos saber se já tem alguma empresa ou fundação interessada em nosso hospital regional”.
O deputado ainda informou sobre recente participação da Se­cretaria de Desenvolvimento Eco­nômico no “Assembleia Fis­caliza” para prestação de contas do Governo de Minas, quando foi ratificado compromisso do Estado com a realização da usina termelétrica de Queluzito, considerada o divisor de águas para a expansão econômica da cidade e da região.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 08/11/2019


Comente esta Notícia