Comunidade


Professores, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete visitam o Supremo Tribunal Federal



Quatro professores e mais 34 pessoas, entre estudantes dos períodos finais e ex-alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), realizaram entre os dias 9 e 11 de outubro uma viagem para Brasília – DF, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre a área do Direito. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Senado, Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de realizarem passeios em pontos turísticos da cidade.

A viagem até Brasília foi planejada pelos professores Mateus Moura, Wagner Miranda, Lidiane Reis e Leonardo Lamounier.

O professor Mateus explica que a proposta foi apresentar aos alunos e conhecer de perto o dia a dia das atividades das esferas públicas.

“O nosso objetivo foi proporcionar a experiência de saber como é o funcionamento dos principais poderes e, principalmente, acompanhar a rotina de um tribunal superior, que foi o caso do STF”.

O professor Leonardo Lamounier acrescenta que a viagem também foi oportuna para visitar os demais pontos turísticos de Brasília, a fim de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e do país. “A visita foi fundamental para que os alunos e alunas pudessem se aproximar das instituições mais importantes do país, já que elas estão muito distantes da nossa realidade. Creio que a visita tenha sido também uma oportunidade para conhecerem a nossa capital, uma cidade planejada, bem diferente das outras cidades brasileiras. Lá tiveram a oportunidade de conhecer a história de Brasília e da política brasileira, numa visita ao Memorial JK, que tem um acervo muito importante e bem preservado”.

 

Visitas

No roteiro, os docentes visitaram as sedes do Poder Legislativo brasileiro e também a corte máxima do Poder Judiciário, o STF, onde, segundo o professor Wagner Miranda, os passeios serviram como inspirações e experiências únicas para os futuros e novos bacharéis em Direito.

“Foi uma experiência muito interessante para todos os alunos, ex-alunos e professores que estiveram presentes, pois tivemos a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados o Senado Federal e a grandeza do STF, onde assistimos a uma sessão de julgamento, presenciando os votos dos ministros, bem como as argumentações orais dos advogados que estavam como amicus curiae. Acredito que a visita técnica motivou a todos os participantes, pois tivemos a oportunidade de conhecer de perto o local onde o ‘direito’ é construído e transformado”, enfatizou o Professor Wagner Miranda, que ainda destacou que o encontro que tiveram com alguns ministros do STF. “Os ministros foram muito atenciosos com todos os alunos e a todo momento buscaram identificar qual a instituição estávamos representando. Esse encontro foi muito bacana, pois também conseguimos levar o nome da FDCL até Brasília”.

Já a professora Lidiane Reis registrou que outra parte do roteiro de visitas ficou restrita aos pontos turísticos de Brasília, como o Memorial JK, a Praça dos Três Poderes e o Palácio da Alvorada. “Conhecemos um pouco mais sobre a vida e a carreira política do Juscelino, que na época como presidente foi considerado um visionário por transferir a capital do país. A visita ao Palácio da Alvorada foi muito interessante, pois alguns alunos tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o Presidente da República e até mesmo tirarem fotos com ele. Essa parte da visita realmente foi muito enriquecedora para eles, devido ao fato de poder se encontrarem com o Presidente da República”.

 

Experiências

Para a Professora Lidiane, muitas experiências foram adquiridas durante a viagem, destacando-se o contato com os ministros e os processos do direito que puderam ser vivenciados de perto. “Encontramos com os Ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Todos nos deram muita atenção e estimularam os nossos alunos a estudarem e se dedicarem para o futuro de suas carreiras. A sessão plenária também foi muito enriquecedora, pois os estudantes tiveram a oportunidade de analisar e assistir à sustentação oral dos advogados. foi uma experiência muito diferente acompanhar como uma oratória bem feita faz a diferença na análise e nos julgamentos dos casos”.

 

Resultados

Segundo os professores, a viagem obteve um resultado bastante positivo para os discentes e ex-alunos. “Os alunos gostaram muito das oportunidades que tiveram e esperamos repetir novas viagens até Brasília nos próximos anos e adquirir cada vez mais conhecimentos”, destacou o Professor Mateus.

Já o Professor Leonardo reforçou o apoio recebido da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. “A FDCL deu todo suporte logístico, além de disponibilizar funcionários que ajudaram na organização e nos liberou para que acompanhássemos os alunos”, concluiu ele.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 26/10/2019


Comente esta Notícia