Saúde


Saiba como escolher o chocolate mais saudável para a Páscoa



Trocar chocolates se tornou uma forte tradição na Páscoa, como forma de demonstrar carinho e afeto. Mas com a crescente preocupação em se alimentar de forma mais saudável, muita gente se vê diante de uma dúvida:  é possível se render ao prazer de consumir essa iguaria sem prejudicar a saúde ou brigar com a dieta?  

Para esclarecer esse assunto, a nutricionista Gaziele Mendes traz, na  reportagem desta semana, algumas dicas para os nossos leitores.

“O chocolate é um alimento produzido a partir do cacau e possui alto teor de açúcar refinado. Em alguns produtos, é acrescentado, ainda, óleo vegetal. Então, vale considerar dois fatores em relação ao seu consumo: a quantidade e o tipo ingerido.

Chocolate branco: é feito, basicamente, de manteiga de cacau, leite e açúcar. Não apresenta cacau em sua composição, sendo este o tipo com maior teor de gordura saturada (aumenta LDL colesterol ruim), açúcar e calorias.

Chocolate ao leite: é um alimento de alto teor calórico, que contém grandes quantidades de gordura saturada e açúcar.

Chocolate meio amargo e amargo: apresentam menor quantidade de leite, gordura e açúcar e maior quantidade de cacau. Conferem maiores teores de substâncias antioxidantes (previne câncer e envelhecimento precoce) quando comparado ao chocolate ao leite. Também possui polifenóis, substância benéfica para o organismo.

Chocolate diet: não apresenta açúcar em sua composição. Porém, possui maior quantidade de gordura, colesterol e ácidos graxos saturados. Também são adicionados de educorantes (adoçante), que fornecem sabor extremamente doce.

No caso dos diabéticos, a melhor opção é o chocolate diet, uma vez que o consumo de açúcar simples não deve  ultrapassar 10% de energia total diária.

Dessa forma, o consumo de chocolate e outros alimentos ricos em açúcar deve ser adotado em pequenas quantidades e esporadicamente. Afinal,  não é porque é Páscoa que devemos ‘enfiar o pé na jaca’. A dica é saborear.

Feliz Páscoa para todos!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 19/04/2019


Comente esta Notícia