Região


Cidades mineiras recebem o VI Festival de Violoncelos

Até o dia 20 de abril, Ouro Branco e BH contarão com intensa programação de concertos e aulas e participação de músicos renomados de várias partes do mundo


A Casa de Música de Ouro Branco realiza a sexta edição do Festival de Violoncelos até 20 de abril. O evento, que conta com o apoio da Gerdau e do MMGerdau – Museu das Minas e do Metal, reunirá em Belo Horizonte e Ouro Branco estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e do mundo.

 

O Festival de Violoncelos conta com master classes, oficinas, recitais e concertos, com a participação de professores e de alunos. Entre os professores confirmados estão Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Matias de Oliveira Pinto e Márcio Carneiro, além da pianista Risa Adachi e dos assistentes Isaac Andrade e Julia Wasmund.

 

No dia 18 de abril, quinta-feira, às 20h, o festival recebe, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro (Ouro Branco), o Ensamble do VI Festival de Violoncelos. O repertório é bastante diversificado e abrange obras de Beethoven, Antonín Dvo?ák, Tom Jobim, Dominguinhos, entre outros.

 

O concerto na sexta-feira começará às 20h30, também na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, onde se apresenta a Orquestra de Câmara do SESIMINAS, com regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond e a participação de professores do Festival de Violoncelos. O programa escolhido será focado na tradição ocidental da música erudita, com peças de Joseph Haydn (1732 – 1809) e Antônio Vivaldi (1678 – 1741).

 

O encerramento do festival será no sábado, 20, às 16h, no MMGerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, com apresentação do Ensamble do VI Festival de Violoncelos.

 

A entrada para todos os concertos será gratuita.

 

O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster, Matias realiza extensas turnês nos EUA, países da América do Sul, Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália.

 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco conta com o apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Gerdau, Instituto de Protesto IEPTB-MG, Hotel Verdes Mares, Hotel Fazenda Pé do Morro, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Igreja N.S.Pilar e amigos da Casa de Música.

 

PROGRAMAÇÃO

 

18 de abril - quinta-feira

20h

Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro

(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

Concerto do Ensamble do VI Festival de Violoncelos de Ouro Branco

 

19 de abril - sexta-feira

20h – Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro

(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

Orquestra de Câmara do SESIMINAS

Maestro Marco Antônio Maia Drumond

Professores do VI Festival de Violoncelo de Ouro Branco

 

20 de abril - sábado

16h – MMGERDAU -Museu das Minas e do Metal - BH

(Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)

Concerto do Ensamble do VI Festival de Violoncelos de Ouro Branco

Mais informações no site www.casademusica.org

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 18/04/2019


Comente esta Notícia