Doutora de Lafaiete lança livro Intelectuais Negras

A obra foi lançada na Casa das Pretas - último lugar onde a vereadora Marielle Franco discursou, no Rio de Janeiro, e também na Roda das Pretas, no Solar do Barão de Suassuhy


 

Vinda da classe baixa e de uma família não letrada, Mirian Cristina dos Santos, hoje, tem um currículo de se orgulhar: graduada, mestre e doutora em Letras, especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial e professora da rede pública municipal, ela acaba de dar mais um importante passo contra o preconceito: o lançamento de seu livro “Intelectuais Negras”. As 260 páginas da publicação buscam compreender mulheres negras na luta por transformações na sociedade brasileira a partir de produções negrofemininas contemporâneas.

Para isso, Mirian Santos fez análises crítico-literárias de narrativas das escritoras Miriam Alves, Conceição Evaristo e Cristiane Sobral: “Em suas produções, elas abordam as principais demandas da mulher negra na contemporaneidade, dão visibilidade às culturas africanas e afro-brasileiras, denunciam a condição marginalizada e subalternizada do negro e fazem dessa literatura escrita por mulheres local de força, resistência, afirmação e denúncia”, explica.

Aos 37 anos, a doutora lembra que, em sua casa, na infância, os livros literários, infelizmente, não eram de circulação constante: “Não nasci em uma família letrada. Então, eu, uma mulher negra, vinda da classe baixa, lançar um livro - em uma sociedade que ainda estereotipa pessoas negras como pertencentes a um lugar do não saber - consiste em um ato de insubmissão. Então, meus sentimentos, na ocasião lançamento, perpassam esse caminho. Principalmente na certeza de que a representatividade importa, e muito, para que mudanças em relação à desigualdade social e racial aconteçam”.

Serviço

Livro “Intelectuais Negras: prosa
negro-brasileira contemporânea”
Onde encontrar: Livraria Travessa, Amazon e site da editora Malê.
Valor: R$ 42.
Contato: cristinamirian@yahoo.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 02/02/2019


Veja também



Comente esta Notícia