Cultura


Com estilo único, artista Sérgio Trajano imortaliza Lafaiete



Ele tinha apenas 7 anos quando estrelou no mundo das artes. Comunicativo e com um talento que o destacava dos demais, o pequeno Sérgio Trajano foi ganhando espaço na cena artística de Lafaiete. Suas primeiras aparições foram na década de 70, em um programa de rádio, onde revelou sua habilidade com o canto. O amor pela pintura veio logo depois, inspirado pelo também lafaietense Jair Junqueira, notável nome da música e da pintura. Hoje, Sérgio Trajano tem telas espalhadas por Lafaiete e pelo mundo, mas sem perder os laços com a cidade e o reconhecimento por quem fez parte da sua história. "Quem me deu a primeira oportunidade foi a Zuleika Dutra. Cantei no programa "Era uma vez" até os 15 anos e, paralelamente, comecei a pintar. Ela sempre me incentivou muito e nunca deixou de me colocar em evidência na cidade. Por isso, meu nome ficou bastante conhecido", relembra o artista.
Sua juventude foi marcada pelos memoráveis bailes promovidos pela colunista, onde ele expunha suas obras e embalava as multidões com a música. Após um tempo ausente, para cursar Publicidade na capital mineira, Trajano voltou às suas origens, cantando em bailes e retratando a cidade, suas personalidades e anônimos, além de artistas de todo o Brasil com um estilo autêntico. Por incontáveis oportunidades, sua imaginação deu asas ao fantástico, criando imagens que tocaram o coração e a mente do público.  "Por 21 anos consecutivos, fiz exposições aqui na cidade. E, a cada ano, homenageava uma pessoa da sociedade de Lafaiete ou de fora, também", relembra.
Sua arte também imortalizou personalidades do mundo artístico e até da política, levando um pouco de Lafaiete para várias partes do Brasil. "Pintei Vera Fischer e Monique Evans. Hoje as telas estão na casa delas. Fiz uma exposição em São João del-Rei e pintei um retrato do Tancredo Neves. Na época, fui recebido pela dona Risoleta Neves, sua esposa. Hoje esse quadro ocupa um lugar de destaque no memorial erguido em seu nome, na sua cidade natal", conta.




Comente esta Notícia