Cultura


Lançamentos de livros coroam a história e a literatura lafaietenses



O dia 15 de dezembro foi uma data especial para a cultura lafaietense. A cidade acolheu dois lançamentos de livros, ambos pela Lesma Editores. "Raízes culturais e peripécias da vida" e "Viola de Queluz ? família Souza Salgado", de Leila Meireles e Valter Braga de Souza, respectivamente, reafirmaram a vocação da cidade para a literatura e o resgate cultural.

A obra de Leila Meireles foi apresentada ao público à tarde, no hall de entrada do Supermercado Brasil - Unidade Santa Matilde. O momento foi bastante prestigiado, com público incluindo amigos e familiares da autora, bem como cidadãos lafaietenses que frequentam o Supermercado Brasil. O vereador José Lúcio Bar­bosa (PSDB) esteve presente, representando o Le­gislativo Municipal.

O lançamento contou, ainda, com apresentação cultural do Coral Lesma Poesia Social e com leitura de poemas realizada pela autora e por sua neta, Milena Dias Meireles, que juntamente com Caio Brito Meireles, têm poemas publicados no livro, e a escritora Carmem Lizette, que resenhou o trabalho. A publicação da obra também é uma reverência que a autora Leila presta à sua mãe, Maria Firmina Lana, a Salica, que completou 100 anos no dia 26 de dezembro.

"Raízes culturais e peripécias da vida" une literatura (poemas e contos) e resgate histórico, ao trazer um roteiro fotográfico e estudo genealógico das família Lana e Rodrigues Pereira ? originadas em Senhora de Oliveira ? famílias das quais a autora é descendente.

 

 

Viola de Queluz

À noite, foi a vez do lançamento do livro "Viola de Queluz ? Família Souza Salgado". A obra, de autoria do músico, carnavalesco e desportista lafaietense Valter Braga de Souza, é um resgate das Violas de Queluz a partir da família Salgado. O livro traça um painel das violas desde sua chegada ao Brasil no século XVIII, trazida pelos colonizadores portugueses.

O lançamento ocorreu no Solar Barão de Suassuí, às 20h, e também foi bastante prestigiado



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 29/12/2018


Veja também



Comente esta Notícia