Saúde


Saiba como evitar o mal-estar nas festas de fim de ano



Dezembro é, sem dúvida, o mês mais repleto de comemorações do calendário: confraternizações de empresas, amigo oculto em família, encontro com os amigos, sem contar, é cla­ro, o Natal e o Ano Novo. E, mineiramente, todas essas celebrações acontecem em torno de uma mesa. É claro que, nesse momento, a maior parte das pessoas não se apega a esse detalhe, mas há uma verdade inconteste: junto com as alegrias, as festas de fim de ano podem trazer alguns quilinhos a mais, além de deixar um desconforto corporal como mal-estar e dor de cabeça. "O excesso de comidas e bebidas alcoólicas predispõe ao aumento da acidez do pH corporal. Diante disso, o organismo tende a ficar sobrecarregado, favorecendo o acúmulo de toxinas e, consequentemente, causando dor de cabeça, cansaço físico e mental", explica a nutricionista Graziele Mendes.

 

Mas, se recusar os convites e fechar completamente a boca nesse período não está nos seus planos, a melhor opção é estar atento a alguns detalhes para evitar esses problemas, como a alimentação desequilibrada e o excesso de álcool: "Intercale as bebidas alcoólicas com água. Se você bebe um copo de água a cada copo de álcool, você dificulta a desidratação. Durante a festa, observe todas as preparações e escolha a que mais te chamou atenção; Mastigue bem e saboreie o alimento; Faça a ingestão de petiscos saudáveis, como frutas e oleaginosas, evitando embutidos, como presunto, salaminho, linguiça e outros, pois esses alimentos são ricos em sódio, que gera retenção hídrica e eleva a pressão. De preferência, faça uma refeição leve antes de ir para uma festa, porque a fome vai estar mais amena e os riscos de exagerar são menores", orienta.

 

Se mesmo depois dessas dicas você exagerou, vamos para o plano: é hora de desintoxicar seu organismo, eliminando todas essas impurezas causadoras de inchaço e outras doenças a mais: "Ao acordar, tome um copo de água morna com limão. O limão auxilia para que o pH do sangue se torne mais alcalino, mas como ele é muito ácido, a gente utiliza a água morna, para proteger o estômago, evitando uma futura gastrite", alerta Graziele Mendes. Após a água com limão, faça ingestão de um suco detox, conforme a receita no fim da matéria. "Esse suco  é diurético e alcalino, o que o torna interessante nessa ocasião. Para as próximas refeições, alimentos leves, verduras e legumes, são ótimas opções. Mantenha o fracionamento das refeições, ingerindo frutas entre intervalos do café da manhã, almoço e jantar", detalha.

Suco detox
Ingredientes
l2 rodelas de abacaxi
l1 colher de sopa de hortelã
l2 lascas de gengibre
l200  ml de água de coco ou água potável
Preparo: higienize as folhas de hortelã, lavando uma a uma. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe nem adicione açúcar.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 29/12/2018


Veja também



Comente esta Notícia