Saúde


Saiba como evitar a retenção de líquidos com as dicas da nutricionista Graziele



Quem tem o hábito de se pesar deve perceber que às vezes o peso oscila entre 1kg a 3 kg em apenas um dia! Entretanto é um peso não fidedigno, pois  ganhar 1 kg de gordura em apenas um dia é um pouco quanto difícil, esse peso é água ou alimentos que causaram uma inflamação corporal.

Esse ganho de peso normalmente ocorre após finais de semana, onde ocorre ingestão de refeições exageradas ou desequilibradas nutricionalmente, além de fatores como TPM, gravidez,  uso de medicamentos.

Algumas dicas de ouro da nutri para combater esse inchaço

1)    Muita água. Quanto mais água consumir mais esse líquido acumulado será "drenado". Um parâmetro bom é a cor da urina, que deve estar sempre clara.

2)    Diminua a ingestão de alimentos inflamatórios tais como açúcar e farinha branca que causam um desequilíbrio na flora intestinal, consequentemente, gerando inchaço abdominal.

3)    Atenção ao álcool. Muitas pessoas se preocupam extremamente com o carboidrato, mas o álcool é mais perigoso que o carboidrato, visto que 1 grama de carboidrato presente no arroz, pão, macarrão contém 4 quilocaloria, já o álcool representado por cerveja, caipirinha e outros mais, contém 7 quilocaloria, ou seja quase o dobro. E o mesmo provoca uma relevo abdominal considerável.

4)    Evite utilizar sal. Calma! A alimentação não precisa ser sem sabor, insira especiarias em suas preparações que além de deixar a comida mais gostosa ainda possui propriedades funcionais.

5)    Alimentos fontes de potássio são grandes aliados, podem ser citados fontes desse nutriente: banana, espinafre, melão

6)    Durma bem e diminua o estresse do dia. Quanto mais estressados maior a produção de aldosterona, sendo assim a retenção será maior.


 

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

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Escrito por Redação, no dia 10/12/2018


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