Saúde


Saiba como cuidar da saúde bucal das crianças com as dicas da dentista Maiara Braga



A saúde bucal é um assunto muito importante e que muitas vezes passa despercebido, principalmente, para as crianças. Quem não conhece uma criança que odeia escovar os dentes, não é mesmo? Independente da idade, devemos sempre dar atenção aos nossos dentes.

Desde o nascimento dos primeiros dentinhos, que ocorre normalmente de quatro aos seis meses, é necessário cuidar da higiene bucal da criança. Isso porque a saúde dos dentes permanentes depende de como foram cuidados os dentes de leite.

Como podemos evitar os erros e garantir o desenvolvimento saudável dos dentes das crianças? Irei dar algumas dicas que estimulam hábitos de higiene dos nossos pequenos e deixará a cárie e outros problemas bem longe!!

 

1)    Dê exemplos aos seus filhos
As nossas crianças costumam imitar os comportamentos dos pais. Então comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante.

 

2)    Escovação três vezes ao dia
Desde o surgimento do primeiro dentinho a escovação deve ser feita com esta frequência, e sempre com o auxilio dos papais. E antes mesmo de nascer o primeiro dentinho, deve ser feita uma limpeza com o auxilio de uma gaze umedecida na boca da criança, principalmente após a amamentação e antes de dormir.

 

3)    Creme dental com flúor e uso do fio dental.
O flúor vai nos auxiliar no combate as cáries. Engana-se que em dentes de leite não dá carie. A quantidade recomendada é equivalente a um grão de arroz cru e sempre incentivar e ensinar a criança a não ingerir a pasta.
Já o fio dental é importante, pois ele alcançará lugares onde a escova dental não consegue limpar
, removendo restos de alimentos e placa bacteriana.

 

Alimentação equilibrada
O aconselhado é adotar uma alimentação equilibrada, com pouca ingestão de açúcar e amido. Pois estes alimentos contribuem para a produção de ácidos que atacam o esmalte do dente. Com o tempo, esses ácidos podem fazer com que o esmalte se desmineralize, formando a cárie.

 

 

5)    Consultas ao dentista
Faça de nós dentista, um amigo para seus filhos. Devemos mostrar a criança que dentista não é inimigo. O ideal é fazer uma visita a cada seis meses, até mesmo para criar uma rotina para criança. Não deixe de visitar um dentista, ele irá orientar os pais sobre os hábitos necessários para cada idade e fase de dentição.

 

Lembre-se sempre de que a saúde bucal é essencial e de que a prevenção sempre é a melhor forma de evitar futuros problemas. Ensinar e incentivar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que só trará benefícios para o resto da vida dele.


Maiara R. Braga Dias

Cirurgiã-dentista, Odontopediatria e Especialista em Endodontia.

Agende sua consulta (31) 988513769

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 06/12/2018


Veja também



Comente esta Notícia