Comunidade


Construída pela Copasa, Estação de Tratamento de Esgoto Ventura Luiz atende a 60 mil moradores



A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entregou à cidade de Conselheiro Lafaiete, neste segundo semestre de 2018, uma de suas mais importantes obras: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ventura Luiz. Com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, o empreendimento implantou e recuperou redes interceptoras (tubulações que conduzem o esgoto para o tratamento) na cidade e possibilitou que 100% do esgoto coletado da cidade possa ser tratado. Os recursos para a realização das obras foram financiados pelo banco alemão KfW.

A ETE Ventura Luiz é responsável pelo tratamento dos resíduos gerados e coletados nos imóveis que compõem a bacia do Ribeirão Ventura Luiz e opera com uma capacidade de tratamento de mais de 6 milhões de litros por dia. Com isso, o empreendimento oferece melhorias significativas para a qualidade de vida e saúde da população, beneficiando, diretamente, mais de 60 mil lafaietenses. 

A nova estrutura também contribui para a diminuição da degradação ambiental na cidade, evitando que os efluentes poluam as fontes de água, além de proteger a fauna e flora e revitalizar a bacia do Ribeirão Ventura Luiz. "Entre outros riscos, quando jogado diretamente na natureza, além do mau cheiro, o esgoto pode contaminar nossos rios, córregos, lagos e represas, transformando áreas próximas e desequilibrando o ecossistema da região. Por isso, o tratamento do esgoto doméstico é muito importante para a preservação do meio ambiente", destaca o superintendente de Operação Caparaó, Zona da Mata e Vertentes da Copasa, Flávio de Paula.

O tratamento do esgoto também é fundamental para a diminuição da proliferação de doenças de veiculação hídrica - transmitidas por meio do contato direto com a água contaminada ou por animais e insetos infectados ?, como a esquistossomose, a leptospirose e a cólera. Isso representa um ganho expressivo em saúde pública para a população, pois diminui os custos com medicações, tratamentos médicos e hospitalares.

Outro ponto positivo proporcionado pela operação da ETE é a melhoria na infraestrutura da cidade que poderá atrair novos investimentos, proporcionando maior geração de emprego e renda para a comunidade.

 "A conclusão desta obra mostra como a Copasa atua com responsabilidade socioambiental junto à sociedade, contribuindo para a preservação do meio ambiente de forma sustentável", enfatizou Flávio de Paula. De acordo com ele, a ETE Ventura Luiz irá aprimorar o relacionamento da Companhia com o poder público e demais órgãos institucionais, dando visibilidade ao cumprimento dos investimentos previstos pela Copasa em Lafaiete.

 

Copasa em Conselheiro Lafaiete

A Copasa assumiu os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Conselheiro Lafaiete em 1980. Além da ETE Ventura Luiz, a Companhia opera no município a Estação de Tratamento de Esgoto Bananeiras, que atende, atualmente, a 46 mil habitantes do município. A Copasa possui ainda na cidade duas Estações de Tratamento de Água, a ETA Bananeiras e a ETA Almeidas, que tratam a água consumida pela população do município.  

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 05/12/2018


Comente esta Notícia