Região


Defesa Civil e CSN realizam segundo simulado da barragem Casa de Pedra com evacuação



A CSN Mineração e a Defesa Civil realizarão na manhã deste domingo (9/12), em Congonhas (MG), o simulado de evacuação do Plano de Atendimento de Emergência da Barragem Casa de Pedra. O objetivo do exercício será avaliar aspectos como o tempo de deslocamento dos moradores para as rotas de fuga após o toque das sirenes, a desenvoltura dos veículos de comunicação redundante à medida que a evacuação dos locais é realizada, o tempo gasto pelos órgãos públicos para isolar as vias e a participação da população na atividade.

Entenda como será o simulado

Para a ação de domingo, os bairros de Congonhas foram divididos em blocos de endereços. Por essa razão, o simulado será destinado somente aos moradores das seguintes ruas:  

 Rua Maria de Castro;

Rua Crispim Francisco Mendes;

Rua Santinha Teixeira de Matos;

Rua Carlota Cordeiro;

Rua José Morais Silva;

Rua Chico Mendes;

Rua Emílio Mariano de Araújo;

Rua Elvira Fernandes de Araújo;

Rua José Fernandes de Araújo;

Rua Veredas;

Rua Ermínia Araújo;

Rua Joaquim Ferreira;

Rua João Severino da Costa;

Rua Gastão de Araújo;

Rua Maria Fernandes de Araújo;

Rua Pedro Maria Anunciação;

Rua Delfina Santos Corrêa.

Após o toque das sirenes, os moradores deverão se deslocar em direção às rotas de fuga até o ponto de encontro. Em seguida, serão cadastrados e participarão de uma pesquisa de opinião.

Durante o exercício, haverá ônibus de apoio para auxiliar no deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida e uma ambulância para aqueles que necessitam de cuidados especiais. Além disso, será disponibilizada toda a estrutura de atendimento para casos de emergência, com a presença de médicos, enfermeiros, bombeiros, profissionais da Polícia Militar, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito de Congonhas, Defesa Civil e demais recursos necessários. 

Ao final, a empresa e os órgãos competentes se reunirão para avaliar a eficiência da atividade e identificar eventuais ajustes nas ações que serão realizadas posteriormente. É importante destacar que a participação da comunidade é indispensável para a construção de um plano de emergência cada vez mais eficaz.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 04/12/2018


Comente esta Notícia