Região


Sabores das Villas irá escolher o melhor prato da região neste domingo



Durante os meses de outubro e novembro, o Circuito Gastronômico Sabores das Villas visitou as cidades do Alto Paraopeba promovendo a degustação das delícias da região. O festival percorreu 12 municípios que integram o Circuito Villas e Fazendas de Minas, nos quais alguns restaurantes e bares prepararam pratos especiais para a festa. Em cada etapa, o público participou de uma votação para escolher o melhor prato do dia. Os eleitos de cada cidade se classificaram para a grande disputa entre os vencedores, que acontece no dia 25, na cidade de Itaverava. O campeão escolhido como o melhor prato da região receberá o prêmio de R$ 1 mil.

Últimas cidades antes da final

No fim de semana de feriado prolongado, o Circuito passou por Santana dos Montes, Caranaíba, Lamim, Queluzito e Piranga. Na sexta-feira, 16 de novembro, foi promovida  na Associação dos Amigos de Santana, em  Santana dos Montes, a premiação dos estabelecimentos participantes da etapa que aconteceu na cidade no dia 3 de novembro. Santana dos Montes foi o único município em que o festival não aconteceu em praça pública: dois jurados técnicos fizeram a avaliação dos pratos do Hotel Fazenda da Chácara, Hotel Fazenda Fonte Limpa, Hotel Fazenda Santa Marina e a Pousada Solar dos Montes, que venceu a etapa com o prato "Aconchego do Solar dos Montes".

No dia 17, a festa foi no Parque de Exposições de Caranaíba, onde o escolhido  foi o "Pedacim de Caranaíba", feito com costelinha suína refogada, batatas assadas com especiarias e farofa colorida, da Lanchonete e Restaurante Joaquim Thiago. Ainda durante o sábado, a praça do Divino Espírito Santo, em Lamim, foi palco de uma disputa acirrada na votação popular. O?vencedor foi o Hotel e Restaurante Ladim, com o "Escondidinho Lamineirim": um purê de batata cremoso com picadinho de pernil de porco caipira e queijo Minas meia cura. Em Queluzito, a comilança também aconteceu no dia 17 e o público escolheu o "Filé de frango ao molho madeira, com angu à mineira", do Trailer do Zé Henriques. A "Costela do Puleiro", uma costela suína defumada, assada com molho barbecue caseiro e batatas rústicas, do bar Puleiro do Zé, foi o prato vencedor em Piranga.

Grande final em Itaverava

No domingo, dia 25, os 12 campeões municipais estarão reunidos em Itaverava para disputar o prêmio de R$ 1 mil e o título de vencedor regional. Estão na disputa, além do campeão de Itaverava, que será conhecido no dia 24, o "Pastel de costela cremosa", do Sallum Culinária Árabe e Brasileira  (Lafaiete), o "Fogueirinha do Bacana", um filé de tilápia empanado no fubá com molho caseiro de alho, com cigarretes de queijo Minas, do restaurante Espaço Real (Senhora de Oliveira), o "Torresmo de barriga cozido com angu de moinho d'água fino, acompanhado do molho de cebolas da Anja", do Bar da Anja (Casa Grande). Catas Altas da Noruega entra na disputa com o prato "Romance mineiro", do Delícias e Cia. Ele é feito de costelinha de porco marinada ao suco de laranja e mel, servida com polenta frita, queijo Minas meia cura maçaricado e geleia de laranja com pimenta dedo-de-moça, servida em um canudinho de massa crocante.

O "Aconchego do Solar dos Montes" representa Santana dos Montes, o "Pedacim de Caranaíba" é a escolha da cidade de Caranaíba, o "Escondidinho Lamineirim", de Lamim, o "Filé de frango ao molho madeira com angu à mineira", de Queluzito. A "Costela do Puleiro", de Piranga e o "Hambúrguer artesanal", do Minas Lanches, representa Rio Espera na disputa. Já a cidade de Cristiano Otoni será representada pelo "Espetinho bootekos", do Bootekos Choperia e Pizzaria.

O Circuito

O Circuito Gastronômico "Sabores das Villas" é promovido pelo Circuito Villas e Fazendas, que foi contemplado pelo Edital de Incentivo a Festivais Gastronômicos por meio  do Programa Mais Gastronomia, do Estado de Minas Gerais. A iniciativa visa a incentivar o turismo gastronômico dos municípios mineiros e tem patrocínio da Bytes, Supermercado Brasil, Fasar e apoio das prefeituras municipais. Os estabelecimentos cadastrados participaram de capacitações e consultoria com profissionais do setor gastronômico.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 24/11/2018


Comente esta Notícia