Cultura


Sabores das Villas incentiva o turismo e a produção regional



Está chegando o primeiro evento gastronômico que integra as regiões do Alto Pa­rao­peba e Vale do Piranga - o Circuito Gastro­nô­mico "Sabores das Villas". Promovido pelo Circuito Villas e Fazendas, o evento contará com a participação de 12 cidades: Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro La­faiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piran­ga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira. Em Lafaiete, o festival tem início no dia 10 de outubro, dentro dos estabelecimentos participantes. No domingo, dia 14, o festival ganha a praça do Cristo a partir das 10h. A final regional acontecerá em Itaverava, no dia 25 de novembro, cidade escolhida para o encerramento pela sua tradição gastronômica.

Durante aproximadamente um mês, capacitações foram realizadas nos municípios do Cir­cuito. Os estabelecimentos participantes vi­venciaram troca de experiências, inovação e diferentes perspectivas, contando com a consultoria de profissionais do setor gastronômico em palestras e vi­sitas técnicas. Além disso, também receberam ori­entações sobre documentação empresarial, manuseio dos alimentos e fidelização de cli­entes. Todos os estabelecimentos receberão um troféu de participação. O vencedor municipal r­e­ceberá, além do troféu, R$300. Já o campeão regional receberá troféu e R$1 mil. No evento, também haverá um espaço para a valorização e aproximação dos comerciantes com os produtores rurais, proporcionando interação e troca de conhecimento. Cada estabelecimento re­ceberá um cadastro com todos os produtores rurais de nossa região.

Uma das preocupações do Circuito Villas e Fazendas será com a sustentabilidade. Serão comercializados copos personalizados do Festival e, ao final do evento, caso o participante queira devolver o copo, ele receberá de volta o dinheiro investido. Este projeto também ajudará a fomentar o turismo não só gastronômico, mas de todas as formas na região. "Estamos desenvolvendo um festival que vai além da boa gastronomia, pois iremos oferecer capacitação aos estabelecimentos, com cursos, palestras e visitas técnicas de chefs de cozinha. Além disso, promoveremos uma aproximação com o agricultor familiar", finaliza a presidente do Circuito, Clarissa Alves. São patrocinadores do evento a Bytes - Programa de Fide­lidade, Supermercado Brasil, Fasar e prefeituras municipais associadas.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 13/10/2018


Comente esta Notícia