Saúde


Serviço de Saúde Bucal de Congonhas é destaque em Congresso no Rio



Em julho deste ano, dois trabalhos sobre gestão dos serviços de Saúde Bucal ofertados pelos Programas de Saúde da Família (PSF's) de Congonhas foram selecionados para apresentação no Congresso Nacional de Saúde Coletiva  da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O congresso foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. As apresentações foram feitas  pelos cirurgiões dentistas, Glayson da Silva Barbosa (coordenador de Saúde Bucal),  Iane Resende (dentista do PSF Alto Maranhão) e Wesley Rodrigues Pereira (diretoria de Atenção Básica).

 

Um trabalho exibiu os avanços e resultados alcançados neste serviço nos últimos anos. Entre os principais resultados, destaque para o aumento do acesso da população aos serviços de Saúde Bucal, que, em 2013, cobria apenas 10% da população municipal e, em 2017, chegou a cerca de 20% (sendo a meta nacional 16% em 2017).

No mesmo período, as consultas de pré-natal odontológico saltaram de 8% para quase 60%. A proporção de tratamentos concluídos em 2017 ultrapassou os 90%.

Outro resultado importante foi a avaliação das equipes de Saúde Bucal (ESB) de Congonhas pelo Ministério da Saúde. No 2° ciclo de avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 80 % delas obtiveram avaliações muito acima da média e acima da média, resultado único na região ampliada de saúde Centro Sul da Secretaria Estadual de Saúde.

Outro trabalho teve como objetivo identificar a prevalência da cárie dentária e os fatores associados em crianças de 3 e 5 anos e, também, avaliar a percepção dos profissionais de saúde da Atenção Básica sobre a importância da inclusão do cirurgião dentista e do nutricionista na Puericultura (ciência que reúne todas as noções ? fisiologia, higiene, sociologia ? suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade) em Congonhas. Neste trabalho, concluiu-se que a prevalência de cárie dentária nas crianças foi significativa e está associada com consumo de bebidas e alimentos com açúcar. Percebeu-se a necessidade de uma orientação sobre a alimentação, enfatizando a influência da dieta na obesidade e na cárie dentária, além de uma intervenção mais ampla multiprofissional.

 

Outro destaque

Recentemente, outro trabalho sobre a gestão dos serviços de Saúde Bucal do Município intitulado "Gestão Participativa em Saúde Bucal e Indicadores de Saúde Bucal: Experiência do Município de Congonhas-MG" foi selecionado para apresentação no Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde, que se realizará na Faculdade de Enfermagem da UFMG nos dias 1, 2, e 3 de outubro de 2018.

 Glayson da Silva Barbosa, cirurgião dentista e coordenador de Saúde Bucal do Município, e Iane Resende, cirurgiã dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Alto Maranhão, desenvolveram pesquisas de Mestrado em Saúde Pública tendo como campo de pesquisa a qualidade e gestão dos serviços de Saúde Bucal e cárie precoce em crianças o Município de Congonhas. Os dois profissionais da Secretaria Municipal de Saúde concluíram em julho deste ano o mestrado feito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 20/09/2018


Comente esta Notícia