Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 27° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,080 Euro agora: R$ 5,459
Nayara Costa


Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama



 

Chegamos em mais um “Outubro Rosa”, mês em que o mundo todo volta os olhos para a saúde da mulher. Mas, você sabe qual é a verdadeira intenção da campanha? Vem comigo que vou falar um pouco mais na coluna de hoje.

O “Outubro Rosa” é uma campanha anual, realizada mundialmente no décimo mês do ano, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento teve início no ano de 1990, em um evento chamado "Corrida pela Cura", que aconteceu em Nova Iorque para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2008, a campanha ganhou força, com diversas entidades relacionadas ao câncer passando a iluminar prédios e monumentos transmitindo uma mensagem: a necessidade da prevenção.

A mobilização do “Outubro Rosa”, também visa a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, já que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Mulher: se conscientize, se cuide! Este é o maior ato de amor próprio. Consulte regularmente seu(a) médico(a) e, a partir dos 40 anos, não esqueça de realizar anualmente o exame de mamografia. Ao menor sinal de que algo não está normal com você, procure imediatamente orientação médica.


Espero que você tenha gostado da coluna de hoje. Um abraço e até a próxima!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 07/10/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna