Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Quinta, 09 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,151 Euro agora: R$ 5,548
Papo Seguro


Setembro Amarelo: veja a importância de trabalhar a campanha nas empresas e quais ações podem ser efetivas



 

Além de ser um momento de conscientização quanto à importância da prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para a empresa falar e agir em prol da saúde mental, pois impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores. Com a saúde mental em dia, a equipe desempenha seu trabalho com mais qualidade, engajamento e motivação, o que reflete em benefícios para a empresa e se estende para a vida pessoal desses profissionais.

Para realizar uma campanha realmente efetiva, devem ser pensadas diferentes ações durante todo o mês, como conversas, dinâmicas e atividades em grupo. Pequenas ações já fazem toda a diferença para promover a conscientização e tornar esses dias diferenciados. As ações devem levar em consideração as características da empresa, observando o perfil da equipe e direcionando para os problemas observados.

Exemplos de práticas que podem ser adotadas
Como o suicídio está diretamente relacionado ao estado psicológico e à saúde da mente, a campanha no mês de setembro deve ser pautada em atividades, momentos e eventos que, além de conscientizar, contribuam para minimizar o estresse, a ansiedade e proporcionar bem-estar para os colaboradores. Veja algumas dicas:

Palestras: Para que os colaboradores possam receber da melhor forma a campanha o ideal é que eles compreendam a importância e a relevância do tema suicídio e como ele está muito próximo do dia a dia das empresas. Sendo assim, é interessante promover palestras para informação e conscientização. Convide especialistas para um bate-papo sobre o tema. Dê preferência a profissionais que trabalhem o assunto de forma natural, para que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar dúvidas.

Mindfulness: O mindfulness é uma prática de meditação para desenvolvimento da atenção plena. As sessões auxiliam no controle do estresse e promovem a consciência corporal, aliando corpo e mente para mantê-los em equilíbrio. Você pode formar grupos de mindfulness, convidar profissionais para conversar sobre essa prática e coordenar esses grupos, além de incentivar a meditação fora do ambiente corporativo para que se torne um hábito.

Atividades em conjunto: Promova dinâmicas para atender aos mais diferentes perfis. A empresa deve oferecer algumas opções para os funcionários. Seja alguma dança, um momento de recreação ou até mesmo uma gincana, o importante é oferecer ações de integração.

A empresa também pode criar um espaço de bem-estar, formar grupos para prática da ginástica laboral, corrida, caminhada, entre muitos outros. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para dar o primeiro passo para garantir bem-estar aos seus trabalhadores, mas é fundamental que as ações não parem por aí e se desdobrem durante todo o ano. Saúde mental deve ser uma prioridade no ambiente de trabalho. Pequenas ações também são bem-vindas. Estimule o diálogo e o acesso às informações.

Fonte: https://seconci-rio.com.br/



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Papo Seguro, no dia 24/09/2022

Rodrigo Pereira Chaves


Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI

Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete

Telefone: (31) 3762-1898

E-mail: protegeepei@protegeepi.com

Instagram: protegeepilafaiete

Facebook: @protegeequipamentos



Comente esta Coluna