Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 19° Domingo, 19 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,534
Papo Seguro


O que analisar na compra de um EPI: como escolher e usar



 

Qualidade e durabilidade são pontos importantes a serem analisados ao comprar um EPI

O equipamento de proteção individual (EPI) é essencial para a segurança dos trabalhadores. Entretanto, para garantir sua eficácia, é necessário analisar muito bem a qualidade dos itens: quais medidas de proteção coletivas foram consideradas? O equipamento cumpre as normas técnicas? O material é de qualidade e proporciona conforto? Para te ajudar a escolher os melhores equipamentos do mercado, reunimos algumas dicas. Boa leitura!

Como escolher EPIs



Analise a necessidade de cada atividade:
Cada função apresenta um risco diferente e requer um EPI específico. Por exemplo, o equipamento de proteção auditiva de uma pessoa que opera uma fábrica de montagem de automóveis é diferente de um trabalhador da construção civil.
O primeiro passo é avaliar os fatores de riscos de cada atividade: barulho, poeira, cheiro forte, colaborador em postura antianatômica, etc. Entre os vários riscos, pode-se observar atividades que apresentam risco por impacto, por objetos pontiagudos, de temperaturas extremas, de ameaças biológicas, de poeira e de radiação.

Priorize a qualidade e durabilidade:
O tipo de material e design das roupas de segurança determinará a durabilidade. Se você comprar um capacete fabricado com um plástico de qualidade inferior, ele não será útil por mais de algumas semanas. Alguns equipamentos vêm com tags de informações, detalhando a média de vida útil. Quanto à qualidade, nunca se deixe levar por preços muito abaixo da média: muitas vezes o barato sai caro.

Converse com os fornecedores e entenda o produto:
Fornecedores e fabricantes são excelentes para ajudar a identificar os EPIs corretos. Muitos possuem uma equipe técnica especializada que pode te orientar na escolha do equipamento ideal. Procure optar por fabricantes com referência de qualidade e com feedbacks positivos. Além disso, a maioria dos distribuidores e fabricantes disponibilizam amostras para testes ou demonstração.

Como usar os EPIs corretamente
Saber utilizar corretamente é tão importante como saber comprar o EPI, pois a má utilização compromete a qualidade e a eficácia do item adquirido. Ao fornecer o equipamento, é necessário treinar os funcionários. Esse processo inclui informações de como colocar, retirar e ajustar os equipamentos. A maioria dos fabricantes e distribuidores possui uma equipe especializada em fazer treinamentos sem custos.
Além disso, o treinamento também deve abordar a limitação do EPI, vida útil, manutenção, cuidados e descarte. Apenas vestir o equipamento não é suficiente. Agora que você está atualizado sobre a importância do uso dos EPIs e sobre os elementos fundamentais para um olhar analítico dos produtos do mercado, siga as dicas e comece a planejar a aquisição dos seus equipamentos!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Papo Seguro, no dia 20/05/2022

Rodrigo Pereira Chaves


Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI

Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete

Telefone: (31) 3762-1898

E-mail: protegeepei@protegeepi.com

Instagram: protegeepilafaiete

Facebook: @protegeequipamentos



Comente esta Coluna