Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,532
Graziele Mendes


Saiba como manter uma alimentação mais saudável no inverno



 

O inverno que se iniciou no dia 20 de junho, traz consigo uma vontade maior de consumir pratos que proporcionam um aporte calórico maior e aumentam a sensação de calor. Existe uma explicação fisiológica para o aumento da fome durante o inverno. Nesse período o organismo possui um gasto energético elevado, para assim manter nosso corpo aquecido, diante disso temos como consequência um aumento de apetite.

Frutas, legumes e verduras não são opções muito desejadas nessa estação, entretanto elas devem compor a alimentação diariamente, visto que são fontes de vitaminas, minerais e fibras, portanto essenciais para saúde.

Podemos agregar os dois pontos: uma alimentação que forneça saciedade e aqueça e também que seja saudável. Uma boa opção é o caldo de legumes e verduras. Prepare de forma que os pedaços se mantenham íntegros, com isso estimulando a mastigação e consequentemente proporcionando saciedade. Insira carnes em pedaços ou desfiada, pois a proteína é capaz de proporcionar a saciedade. Combinações interessantes são: caldo de mandioca com musculo, caldo de abóbora com couve e carne moída, por exemplo. Capriche nos condimentos! E claro tenha moderação

Nos lanches intermediários, o chocolate quente é uma opção desejada. Opte pelo 70% cacau e leite desnatado. O cacau é rico em flavonoides e antioxidantes, auxiliando na prevenção de câncer e doenças cardíacas.

Para auxiliar na ingestão de frutas, aqueça no micro-ondas e adicione canela, assim gerando mais doçura e inibindo a compulsão por doce.

Não esqueça da ingestão hídrica, é comum sentir menos sede. A boa hidratação é responsável para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação como gripes por exemplo.

 

Segue receita de caldo saudável e termogênico:

 

Sopa de abóbora, couve e Gengibre

 

Ingredientes: 1/2 colher de óleo, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1kg abóbora descascada em cubos, 4 xícaras de água, sal, pimenta do reino, noz moscada, gengibre ralado, salsa, 4 folhas de couve picadas finamente.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora. Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos. Acrescente uma

“pitada” de gengibre, processe a sopa, tempere com a noz moscada. Finalize com a salsa picadinha e a couve.

 

Sopa verde

Ingredientes: 2 inhames médios em cubos, 1 abobrinha média em cubos, 3 dentes de alho picadinhos, 2 cebolas médias picadinhas, 1 folha de couve em tiras largas, azeite, sal, pimenta do reino, tomilho se preferir, água.

Modo de preparo: Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente os legumes e deixe uns minutos. Tempere com sal e pimenta. Cubra com água. Cozinhe com o tomilho, até tudo estar macio. Bata no liquidificador. Sirva quente

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 15/07/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna