Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 15° Agora: 15° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,577
Nayara Costa


Seus cabelos estão caindo? Isso pode ser sinal de altos níveis de estresse



 

O estresse é um problema bastante comum na vida das pessoas e, por mais que ele não apresente sintomas claros, pode se manifestar em diferentes condições e quadros clínicos, podendo até mesmo estar relacionado à queda dos cabelos. É justamente sobre este tema que vou explicar um pouco mais na coluna de hoje: a relação entre o estresse e a queda dos cabelos.

O estresse agudo gera altas taxas de cortisol no organismo e, fisiologicamente falando, o corpo não entende que os cabelos sejam importantes. Então, quando há demandas maiores de vitaminas e proteínas, o organismo usará também os nutrientes que antes eram direcionados aos fios, o que causa a queda. Mas, além disso, a queda de cabelo pode estar relacionada à alopecia areata.

A doença, que pode surgir até três meses após um episódio de estresse intenso, afeta o sistema imunológico e sua atuação nos folículos. A alopecia faz com que os cabelos fiquem fracos (já que não têm nutrientes suficientes) e, assim, caiam mais que o normal em determinados pontos do couro cabeludo.

Tratamentos

Quando há relação entre estresse e queda de cabelo, é importante considerar tratar de ambas as situações. A perda dos fios, por exemplo, pode ser solucionada com suplementos e tratamentos específicos. Mas de nada adianta se a saúde mental não for tratada, já que este é o fator responsável pela queda capilar.

Mas como controlar/tratar o estresse? O primeiro passo é buscar ajuda junto a um especialista. Somente ele será capaz de identificar a causa do nervosismo e indicar qual a solução para amenizá-la, podendo ser terapias em grupo ou individual com o profissional, ou até mesmo uso de fitoterápicos naturais, que têm um bom potencial tranquilizador sem efeitos sedativos.

Somente depois que a sua saúde psicológica e emocional for tratada é que os tônicos, shampoos ou até mesmo suplementos, irão fazer efeito e as madeixas voltarão com força total ao que eram antes. Além disso, especialistas em quedas capilares podem receitar suplementos direcionados ao organismo e reposição das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, que consequentemente irão afetar positivamente o nosso couro cabeludo.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a ligação entre a nossa mente e os cabelos e o quanto é importante nos mantermos tranquilos e saudáveis. Até a próxima edição!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 19/06/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna