Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Graziele Mendes


Tratando Estrias e Celulites através da Alimentação



Esse assunto incomoda tanto homens quanto mulheres. Embora acometa mais as mulheres, as estrias também estão presentes no corpo masculino. Entenda a diferença entre estria e celulite.

Celulite são ondulações que deixam aspecto de furos na pele. Manifesta-se diante de uma alteração no tecido adiposo (gorduroso), causada por toxinas que não são drenadas corretamente pelo corpo, sendo assim essas toxinas acumulam-se na corrente sanguínea. Tais toxinas são, provenientes de uma alimentação errônica, composta por alimentos gordurosos e problemas de circulação, nesse caso, o sangue fica viscoso e não circula adequadamente, comprimindo células nervosas e afetando o tecido subcutâneo. Nosso corpo que é muito inteligente, entende que está ocorrendo um processo inflamatório e responde produzindo colágeno para tentar encerrar a suposta inflamação. Entretanto o excesso de colágeno e à falta de circulação ao sangue viscoso, geram nódulos, consequentemente surgem as ondulações. Alterações hormonais e estresse também podem influenciar na aparição do problema.

Se tratando das estrias, elas surgem na forma de riscos brancos ou avermelhados parecidos com cicatrizes, devido as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, se romper e geram cicatrizes. Por isso, na fase de crescimento, gravidez ou quando o indivíduo engorda e emagrece diversas vezes (o chamado efeito sanfona), a pele sofre estiramento rápido e não consegue adaptar-se à nova forma, o que provoca a ruptura de algumas fibras.

Apesar de haver diversos tratamentos estéticos capazes de amenizar tais dermatoses, eles sozinhos não promovem resultados permanentes, é preciso aliar a um a uma boa alimentação.

Para prevenir e tratar estrias e celulites é necessário ter sigilo ao consumo de gorduras e carboidratos simples presente em açúcares e doces, visto que esses alimentos podem gerar sobrepeso/ obesidade e assim concomitantemente aumentar a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo o surgimento da celulite.

O déficit do consumo adequado de água e o a ingestão exacerbada de sal são grandes vilões, pois dificultam a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando os dois problemas em questão.

É necessário evitar o consumo de alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados. Visto que são ricos em aditivos, conservantes, corantes e substâncias artificiais que, além de dificultarem a digestão e conterem alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea. Opte por alimentos crus, integrais ou cozidos a vapor são mais bem digeridos e contém maior teor de nutrientes e menos compostos tóxicos.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 18/06/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna