Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 21° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Graziele Mendes


Comer doces diariamente pode causar agressividade



De acordo com um estudo publicado no The British Journal of Psychiatry (Revista Britânica de Psiquiatria), deixar as crianças consumir doces em abundância diariamente, gera grande probabilidade de se tornarem adultos violentos. A pesquisa realizada com 17.500 participantes, desde a década de 70, concluiu que indivíduos de 10 anos de idade que comiam doces com frequência tinham, aos 34 anos, índices elevados de cometer atos de violência.

Por diversos momentos, pode ser bastante difícil resistir a um doce, visto que alimentos com açúcar e carboidratos liberam substâncias químicas no cérebro, o que proporciona bem-estar e dá a sensação de recompensa. Entretanto o açúcar em excesso pode gerar diversos danos a saúde como diabetes e obesidade. Por isso, moderação é a palavra de ordem quando o assunto é o consumo de doces.

Segue dicas para controlar a compulsão por doce.

1)            Considere outras formas de sentir prazer, ler um livro, escutar musica, se arrumar, pratique atividade física para liberar endorfinas --responsáveis pela sensação de prazer -- reduzindo o nível de ansiedade e o risco de atacar alguma guloseima

2)            Não deixe os doces por perto, como na gaveta do trabalho, na bolsa ou em casa. Evite ter por perto alimentos como chocolates, biscoitos, bolos, sorvete, entre outros. O estímulo visual ou apenas o fato de saber que está facilmente disponível e ao alcance, pode gerar a vontade de comê-lo. Consumimos aquilo que temos!

3)            Tenha rotina, a disciplina é fundamental para evitar situações que causem compulsão por doces ou outros alimentos hipercalóricos e pobres de nutrientes. É importante estabelecer um horário para refeições para evitar beliscar doces. Outra dica importante é escovar os dentes imediatamente após uma refeição, pois a pasta de dente possui açúcar e isso auxilia na vontade de comer um docinho após o almoço.

4)            Pense em substitutos, prefira o chocolate 70% cacau, o cacau é um alimento benéfico a saúde. Opte por frutas secas ou desidratadas ou mesmo fruta in natura com acréscimo de canela e esquentado no micro-ondas.

5)            Os docinhos não precisam ser riscados da dieta de vez. É melhor degustá-los pelo prazer, sempre de forma racional, e saber o momento certo de parar ou quais substituições realizar esporadicamente para suprir essa necessidade... Escolha porções menores e com menos gordura e açúcar

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 12/06/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna