Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Fabiana Oliveira


Anorexia nervosa: sintomas, causas e melhores tratamentos



Você já deve ter ouvido falar sobre anorexia nervosa. Mas você sabe do que se trata realmente esse transtorno alimentar?

A anorexia está relacionada a uma distorção da autoimagem, em que a pessoa se vê com muito mais peso do que ela tem. Essa distorção combina com uma vontade muito grande de emagrecer e um medo forte de ganhar peso, o que faz com que coma cada vez menos e até mesmo use métodos destrutivos para perder medidas, o que pode causar muitos problemas de saúde.

Por isso, nesse texto, você vai entender o que é a anorexia nervosa, quais são suas causas, sintomas e os tratamentos mais efetivos. Assim, poderá se ajudar ou ajudar alguém que esteja sofrendo com esse transtorno.

O que é anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar. E isso significa que a pessoa, no quadro de anorexia nervosa, enxerga o seu corpo com uma forma muito maior (imagem corporal distorcida), com muito mais peso, do que de fato tem. Então, uma pessoa que tem um corpo que é considerado magro, ou até mesmo dentro do peso esperado conforme a altura e a idade, se considera muito acima do peso.

Nesses casos, com a autoimagem prejudicada, a pessoa começa a adotar medidas muito restritivas, como por exemplo: dietas que envolvem restrição alimentar (ou seja, poucos alimentos são consumidos durante o dia) e abuso de exercícios físicos. Dessa forma, a pessoa não apenas se alimenta muito pouco, como também faz muito mais atividade física para perder um peso que, na verdade, ela não tem.

É importante colocar que esse transtorno alimentar é egossintônico. E isso significa que a pessoa não percebe que é um problema e que, na verdade, ela está sofrendo com uma doença. Além disso, muitas vezes, os casos podem levar a internações quando a família, os colegas de trabalhos e as amizades não percebem o que está acontecendo e não conseguem ajudar a pessoa.

Sinais comportamentais de anorexia

Em jantares, almoços e ambientes sociais é muito comum ver a pessoa não se alimentando ou se alimentando muito pouco. Essas pessoas também vão se enxergar no espelho de uma maneira muito diferente. Então, quando na frente do espelho, elas olham para si mesmas e pensam que estão muito gordas, que estão com o peso muito acima da média e têm vergonha do próprio corpo. De fato, esse é um sofrimento bastante intenso.

Além disso, é possível que elas utilizem truques para que ninguém pergunte se elas já comeram, se elas já experimentaram. Também, a pessoa com anorexia nervosa evita comer na frente dos outros e quando ela come, longe dos outros, é sempre numa quantidade muito abaixo do necessário.

A pessoa que está passando pela anorexia nervosa também fará exercícios físicos excessivos. Então, talvez faça mais de um treino por dia – treinos intensos e focados em perda de peso. É importante colocar que um dos sinais da anorexia nervosa é a perda de 15% da massa corporal.

Mas em alguns casos, em que esse valor chega a 25%, pode ocorrer internação hospitalar. Isso porque o peso está tão abaixo e os órgãos estão tão debilitados que podem aparecer outras doenças – ou até mesmo ocorrer óbito.

Sinais físicos da anorexia

Você vai perceber que a pessoa teve uma perda de peso acentuada, que ela está com muito pouco apetite ou quase nada de apetite e, por último, mas não menos importante, que ela teve uma redução na libido. Todos esses sinais fazem com que pessoas próximas se preocupem e, saudavelmente, instruam a pessoa a buscar um médico.

E é por isso que é importante a gente prestar atenção nas pessoas que estão próximas da gente. Ainda que a maior parte dos casos de anorexia nervosa esteja associada a mulheres jovens, a anorexia nervosa pode acometer qualquer pessoa de qualquer faixa etária!

Como ajudar alguém que sofre de anorexia?

Trouxe todos os sintomas e todos os sinais e você pode estar pensando: “Caraca! Acho que alguém perto de mim está passando exatamente por isso! Qual o primeiro passo?”

1. Converse sobre o que está acontecendo

O primeiro passo é conversar sobre o que está acontecendo, num tom de voz descritivo. Então, quando você for apresentar o que você está enxergando, não utilize nenhum tipo de julgamento. Se possível, nem mesmo mencione, numa primeira conversa, o termo anorexia.

Ou seja, comente que você tem percebido que ela não tem se alimentado muito, que ela tem se alimentado muito pouco. Ou que ela tem feito exercícios físicos em excesso e que o seu peso tem baixado consideravelmente. Porque isso já pode ser suficiente para que a pessoa sinta que você está preocupado com ela. E é por isso que é importante demonstrar empatia!

2. Demonstre empatia

A pessoa que está sofrendo com anorexia nervosa está em sofrimento psíquico. Ela se considera muito acima do peso, ela tem vergonha do próprio corpo, e esse pode ser um assunto muito difícil de ser falado. Então, ao conversar com alguém que esteja passando por uma anorexia nervosa, lembre-se: demonstre empatia.

Tente se conectar com a dor do outro, tente se colocar nos sapatos dessa pessoa, em como que ela está se sentindo. Nesse sentido, em nenhum momento duvide do que ela está passando ou do que ela está trazendo para você. Mas fique muito atento se, mesmo demonstrando essa preocupação, ela ainda disser que está muito acima do peso, que se sente gorda, que se enxerga como obesa etc.

3. Encoraje a pessoa a conversar com os amigos e a família

Nesse ponto, é importante encorajar a pessoa a falar com pessoas que são importantes para ela. Essas pessoas podem ser amigos muito próximos, pode ser a família, pode ser um namorado, tanto faz. Porque nessa hora vai ser muito importante o apoio social, o apoio de pessoas que se importam com ela. A anorexia nervosa não é um transtorno fácil de ser lidado, e é por isso que a gente vai precisar de todo apoio possível.

4. Encoraje a pessoa a buscar ajuda nutricional, psicológica e psiquiátrica

O tratamento da anorexia nervosa passa por ser atendida por um psicólogo, um médico e também um nutricionista. Isso porque o médico vai solicitar exames para garantir que a saúde física dessa pessoa está em dia e se perguntar “Será que não tem mais alguma doença ocorrendo no corpo dela? Ou será que a anorexia já está atrapalhando bastante a sua saúde?”

Um nutricionista então vai gerar uma dieta adequada para o peso, para a altura e o contexto da pessoa. Já o psicólogo vai trabalhar as causas psicológicas, lidando muito com a autoimagem, com a reestruturação da autoestima e ensinando habilidades para que a pessoa possa tomar novamente as rédeas da sua própria vida. Terapia cognitiva comportamental é muito útil para isso. Sendo assim, você deve encorajar a pessoa a buscar ajuda nutricional, ajuda psicológica e também psiquiátrica!

Tratamento de Anorexia Nervosa

O tratamento da anorexia nervosa vai passar por uma equipe de profissionais. Ainda que eu já tenha mencionado o médico psiquiatra, o psicólogo e o nutricionista, é importante que a pessoa inicie o tratamento com pelo menos um desses profissionais. Porque, a partir daí, esse profissional vai poder fazer o encaminhamento para outros profissionais da área da saúde e garantir a qualidade adequada de atendimento para essa pessoa.

Com muita ajuda, com muito apoio e com muito carinho a gente vai conseguir vencer a anorexia nervosa!

Texto inspiração Eurekka

 

Psicóloga Clínica- Fabiana Oliveira

Atendimentos presencial e online

Agende sua consulta: (31)986453396

Instagram: @fabicosta1



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Fabiana Oliveira , no dia 09/06/2020

Fabiana de Oliveira Costa


Psicóloga


fabianaoliveirapsicologa@gmail.com
(31) 986453396 



Comente esta Coluna