Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 13° Agora: 17° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Graziele Mendes


Tudo que você precisa saber sobre leite



O leite de vaca por ser um alimento rico em cálcio tem a responsabilidade de  formação,  desenvolvimento e manutenção da massa óssea, entretanto não é um alimento essencial, visto que uma alimentação adequada e variada garante os nutrientes que o leite fornece, além do cálcio e também a vitamina D. Sendo assim, para indivíduos veganos, com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, uma alimentação equilibrada e variada pode garantir as necessidades nutricionais presentes no leite de vaca.

Ressalta-se que o leite de vaca não deve substituir o aleitamento materno, exceto quando contraindicado (ofertar algum risco ao lactente, como nos casos de infecções maternas com agentes de alta patogenicidade, por exemplo por HIV ou que exijam uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação), visto que o leite materno é um alimento seguro, que contempla todos os nutrientes essenciais ao bebê que possui fácil acesso, não gera custo.

O leite de vaca por conter muita proteína pode causar doença renal e promover outros reflexos negativos como anemia. A Organização Mundial da Saúde orienta a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e o aleitamento materno associado à alimentação complementar nutricionalmente equilibrada, até os dois anos de idade pois fortalece o vínculo mãe e filho, é excelente fonte de energia, de ácidos graxos essenciais, vitamina A, cálcio, entre outros nutrientes, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico do lactente, evitando infecções.

Pessoas que por algum motivo não fazem ingestão de leite e derivados podem adquirir fontes de cálcio nos seguintes alimentos: vegetais de folhas verdes escuras como a couve, o espinafre e o almeirão; amêndoas; castanha do Brasil; gergelim; soja e outras leguminosas; sardinha e frutos do mar. Mas, pouco adianta ingerir grandes quantidades de cálcio se ele não for absorvido de forma eficiente. Estudos comprovam que alguns nutrientes e substâncias sofrem influencia de forma positiva ou negativa na biodisponibilidade do nutriente.

Entre aqueles que potencializam a absorção destacam-se: frutas cítricas, por seu teor de vitamina C. Por outro lado, o consumo de sódio (sal)  exacerbado, gordura, cafeína, álcool, ácido oxálico (presente principalmente em espinafre, beterraba, batata doce e feijão) e ácido fítico (encontrado no farelo de trigo e grãos secos) dificulta a absorção do cálcio .

A biodisponibilidade desse mineral também é afetada por outros fatores, como idade, condições fisiológicas e regulação hormonal. Diante disso, para a adequada formação da massa óssea é valioso ter alimentação saudável, variada e ter atenção aos fatores que interferem na biodisponibilidade do cálcio.

O leite também é conhecido popularmente por seus efeitos nas dores de estômago, como queimação. Entretanto, essa história é um mito, e pode ser explicado cientificamente da seguinte forma. Apesar de propiciar, em alguns casos, melhora imediata quando ingerido, o leite estimula a produção de ácido gástrico e intensifica a dor em um segundo momento, em função de seu elevado teor de cálcio e proteína. Esta situação é denominada rebote ácido.

Para substituir o leite de vaca indicado para indivíduos que por alguma forma não toleram o leite de vaca é interessante a seleção de outros que apresente características nutricionais semelhantes. têm-se algumas opções, como:

Leite de soja: formulada a partir de uma leguminosa, que fornece proteínas de origem vegetal e outras vitaminas.

Leite de arroz: fonte de energia por possuir maior teor de carboidrato, mas menores quantidades de proteínas e cálcio.

Leite de aveia: Obtido a partir da mistura de aveia e água, constitui também fonte de fibras solúveis.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 04/06/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna