Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 21° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Nayara Costa


É TEMPO DE PENSARMOS NO PRÓXIMO: É TEMPO DE EMPATIA E AMOR!



Atravessamos um momento difícil e delicado que envolve diversos setores da sociedade, como a saúde e a economia, causando impactos diretos no nosso sentimento de coletividade e, principalmente, na nossa relação com o próximo. Por isso, no texto de hoje, vou falar com vocês sobre a importância da empatia em momentos como esse que estamos vivendo, e mais importante, o que podemos fazer para ajudar quem mais precisa.

A pandemia do novo Coronavírus exige medidas extraordinárias, dentre elas, o isolamento social. Contudo, esta medida tão necessária, acaba levando à redução diversos setores econômicos da sociedade, afetando, consequentemente, as parcelas mais frágeis da sociedade, como os trabalhadores de baixa renda, os informais e os desempregados.

E é justamente aqui que começa nossa responsabilidade social. Se engana quem pensa que ela é restrita aos grandes poderes. Todos nós temos um papel a desempenhar. Quando encontramos nosso papel dentro do nosso contexto social, descobrimos que somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos. Não acredita? Veja bem, ações rotineiras que muitas das vezes passam despercebidas, nos tempos atuais podem fazer uma grande diferença na vida de alguém.

E não, não estou falando somente em contribuir com doações de dinheiro, alimentos e materiais de higiene. Claro que essas doações de materiais são muito importantes, ainda mais agora. Porém eu estou falando de ações diretas e mais efetivas e que se encaixam na época em que estamos vivendo por terem resultados mais imediatos. Vamos aos exemplos:

Você possui uma grande habilidade na cozinha e adora este dom: já imaginou que centenas de famílias, diante dessa crise, tiveram seus trabalhos paralisados ou cortados e não tem o que comer nem como preparar o que comer em casa?  Agora já parou para pensar que você pode ajudar estas famílias preparando refeições e chamando mais pessoas a ajudarem a distribuí-las?

Ou ainda, é professor ou tem grandes conhecimentos educacionais: já imaginou que pode transmitir seus conhecimentos, mesmo a distância, para milhares de pessoas que tiveram seus estudos suspensos ou ainda, para aquelas que nunca tiveram a oportunidade de estar dentro de uma escola?

E você que trabalha com a produção de algo, como cosméticos, roupas, máscaras e brinquedos, por exemplo: já imaginou confeccionar estes produtos e doar para quem precisa? Esta ação certamente irá amenizar as dificuldades que estas pessoas vivem.

São muitas as ações que você pode adotar para tornar a vida do próximo um pouco mais fácil. Que tal separar um tempinho do seu dia para conversar com quem está vivendo momentos de ansiedade, angústia e medo? Estes problemas emocionais vêm afetando muitas pessoas durante o isolamento social, e uma simples conversa pode ser de grande ajuda. Ou ainda, ajude um vizinho idoso: se prontifique para colaborar com tarefas que podem trazer risco à exposição. Fortalecer os pequenos comerciantes do seu bairro também é uma das formas de ajudar quem precisa.

Vamos espalhar o amor e a solidariedade. Vamos olhar ao nosso redor e ajudar quem precisa. Se unirmos forças, conseguiremos enfrentar esta batalha!

Um abraço e até a próxima edição.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 30/04/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna