Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Nayara Costa


A importância de usar máscaras e os cuidados conosco e com o próximo



Desde que a OMS declarou pandemia do novo Coronavírus, as máscaras se tornaram símbolo de luta para conter sua transmissão rápida. Mas, afinal, você sabe porque é tão importante o uso de máscaras? É justamente sobre este assunto que vamos dialogar no texto de hoje.

O Covid-19 é transmitido, principalmente, por gotículas de saliva contaminadas que acabam sendo levadas pelas mãos às cavidades do corpo, como boca, nariz e olhos, por exemplo. Desse modo, em um primeiro momento, as máscaras eram para uso exclusivo de pessoas infectadas, para evitar a contaminação involuntária.

Contudo, nas últimas semanas vários decretos municipais e até mesmo recomendações dos órgãos oficiais de saúde, orientam para que todos, quando precisarem sair às ruas, utilizem máscaras para se proteger, já que parte das pessoas contaminadas são/ serão assintomáticas, ou seja, não apresentarão nenhum sintoma da doença. E é justamente por isso que os governos preveem um número de transmissão cada vez maior com o passar das semanas.

Além disso, o uso de máscara já era indicado para os funcionários de estabelecimentos considerados essenciais e que não interromperam suas atividades, como: farmácias, supermercados, padarias e setores ligados à saúde. Com a reabertura parcial de outros setores, como vemos acontecer em diversas cidades, as máscaras se tornaram itens obrigatórios para a volta destes estabelecimentos.

Qual máscara usar?

Como falei, o uso da máscara é obrigatório. Isso acabou causando a escassez repentina dos produtos mais profissionais, como as máscaras cirúrgicas e N95. Porém, estes modelos devem ser usados exclusivamente por profissionais de saúde que estão lidando diretamente com pacientes, não só contaminados pelo Covid-19, mas que também buscam por atendimentos de outras enfermidades.

Para o uso comum no dia a dia, podemos optar pelas famosas máscaras caseiras feitas com tecidos e TNT ou pelas máscaras descartáveis. O importante é estar protegido.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde comprovaram que a eficácia de conter a transmissão do vírus é maior quando duas pessoas, ao conversar, estão utilizando as máscaras, por exemplo. Isso evita que as gotículas de saliva sejam dispensadas no ar.

Higienização das máscaras

Se você está usando as máscaras descartáveis, lembre-se que o prazo de utilidade delas é de apenas quatro horas. Após esse período, elas tendem a ficar mais úmidas devido ao suor e a saliva e começam a se desmanchar. Uma forma de tentar prolongar o seu uso por mais algumas horas é higienizando-as com álcool 70% e colocando-as do seu lado dentro de uma folha de papel toalha também higienizada. Isso evita que as gotículas tenham contato direto com a máscara mais rapidamente.

Agora se você optou por máscaras de pano, fique atento, já que seu tempo de eficácia será menor, de apenas duas horas, pelos mesmos motivos citados acima. Após este período, você deve colocá-las de molho em uma bacia ou balde com água sanitária por cerca de meia hora. Depois, enxágue-as com água corrente e sabão e deixe-as secando em um local arejado.

Ah! E não se esqueça, enquanto estiver usando, seja qual for o tipo de máscara, evite colocar as mãos em sua parte de dentro, pois ela estará em contato maior com o seu nariz e a sua boca.

O uso de máscaras é importante sim para aos poucos podermos voltar a nossa rotina. Mas não se esqueça: não há nada mais eficiente do que lavar as mãos constantemente com água e sabão, e evitar de leva-las ao rosto e a boca. Espero que tenham gostado do texto e até a próxima edição!

 

 

 

 

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 24/04/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna