Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 23° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,005 Euro agora: R$ 5,398
Nayara Costa


Como driblar a compulsão por chocolates, principalmente no período da páscoa



Muitos são os motivos que nos levam a querer comer doces, chocolates e guloseimas em geral de maneira exagerada. Ansiedade, estresse, nervosismo e agitação são alguns dos fatores que podem interferir e acabar contribuindo para o aumento desta compulsão.  E toda essa vontade tende a aumentar agora no período da Páscoa, já que ficamos tentados com tantas propagandas de ovos de chocolate e bombons. Por isso, no texto de hoje vou dar dicas para driblar o consumo exagerado durante esta época do ano.

Mas afinal, como surgem as compulsões? Suas origens estão atreladas a aspectos físicos, emocionais e comportamentais que se interligam. A comida é o “combustível” que nosso corpo precisa diariamente e, se alguma coisa vai mal, o seu corpo vai pedir soluções que trarão mais energia e boas sensações. Aí entra em cena o açúcar, componente que reúne todas estas características. Sendo assim, uma vez que algo não está bem e você tenta compensar consumindo açúcar, sempre que essa situação se repetir, seu corpo vai “gritar” por ele.  E assim você entra num círculo vicioso de compulsão por doces.

Dicas para evitar a compulsão 

No próximo domingo comemoramos a Páscoa, um dia repleto de tentações deliciosas.  Se muitos de nós já temos dificuldade em resistir, imaginem quem já apresenta a compulsão por doces... Mas você não precisa considerar o domingo e os dias seguintes à Páscoa como dias tortuosos em que a única solução é correr da cozinha. Separei algumas dicas de ouro que podem te ajudar a diminuir a vontade por chocolates:

- Tente comer chocolates após as refeições: com a saciedade após o almoço ou jantar, a vontade por comer doces certamente será menor;

- Divida os seus chocolates com outras ‘pessoas: isso irá aliviar o desejo de devorar sozinho grandes quantidades de chocolates.

- Além disso, você pode optar por “chocolates alternativos”, como por exemplo, os diets, puro cacau ou ainda com ativos naturais que ajudam a controlar os fatores que contribuem para o aumento da compulsão.

Hoje existem no mercado diversos produtos voltados a este objetivo: diminuir as crises de ansiedade, estreses, insônias, e até mesmo alimentos que diminuem a compulsão alimentar! Além disso, os chocolates puro cacau e com ativos, além de amenizarem este problema, também trazem elementos que pode até mesmo ajudar no emagrecimento saudável, a combater as celulites ou dormir melhor.

 

Gostou das dicas? Espero que sim! De antemão desejo a todos uma Páscoa abençoada, cheia de amor, união e esperança para todos nós. Até a próxima edição.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 09/04/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna