Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 15° Agora: 15° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,577
Aloisio Ramalho


Organizar as finanças exige disciplina e pode salvar a empresa da falência



Contas misturadas, desconhecimento de indicadores e falta de capital. Esses são apenas três dos piores problemas que os empreendedores podem ter quando as finanças da empresa viram uma bagunça. “O descontrole financeiro é um dos principais fatores de quebra das pequenas empresas”.

 

Nem tudo está perdido se o empresário resolve colocar as finanças em ordem. É possível detectar custos altos demais, contas que consomem dinheiro além do que deveriam e até o nível de endividamento alarmante. “Eu aconselho fazer cenários mensais do que tem para receber e pagar e quando. Assim, ele consegue ver como andam as coisas mês a mês. É um embrião de um planejamento para atuar no dia a dia do negócio”.

 

Confira quatro passos para começar a organizar as finanças do seu negócio:

 

1. Tenha disciplina

 

O empreendedor que quer organizar as finanças da empresa precisa ser disciplinado. É como emagrecer ou parar de fumar. Sem um acompanhamento diário, o objetivo não é atingido. “O controle financeiro exige uma disciplina do empreendedor, que nem sempre é alguém acostumado com finanças. Precisa haver um acompanhamento correto e periódico de alguns indicadores que são fundamentais, como faturamento, custo fixo, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento”.

 

Para pequenas empresas, é recomendável que este acompanhamento seja semanal e até diário.

 

2. Separe suas contas

 

Um erro comum entre empreendedores é misturar contas pessoais e da empresa. “É preciso separar de forma rigorosa a empresa da vida pessoal. O grande problema de empresas muito pequenas é que família e negócio se confundem”. Estabeleça com os sócios os períodos e condições para realizar retiradas para não transferir capital da empresa para o patrimônio pessoal.

 

3. Conheça os prazos

 

Conhecer prazos de recebimento e pagamento é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, grande aliado na hora de controlar as finanças. “Grande parte dos empreendedores confunde essa questão dos prazos. Tem que ter bem claro o que é longo, médio e curto prazo”. Conhecer as dívidas de curto e longo prazo é essencial.

 

4. Use um sistema

 

As planilhas ajudam a começar o trabalho, mas um software pode ser essencial para acompanhar o crescimento do negócio. “Com 30 reais por mês, ele consegue alugar algum software na nuvem, é barato e vai dar todos esses números se ele de fato usar direito”. 

 

Se precisar de ajuda nisso é só chamar.

Forte abraço e até a próxima!

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 08/04/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

Contatos:

aloisioramalho@ymail.com

(31) 9 9876-6835

 



Comente esta Coluna