Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 22° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,986 Euro agora: R$ 5,385
Nayara Costa


Coronavírus: Inspire, respire e assim seremos mais fortes



Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou situação de pandemia em virtude do novo Coronavírus, milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, tiveram que fazer o isolamento social a fim de evitar a transmissão da doença, passando, consequentemente, a vivenciar episódios de angústia, ansiedade, medo e incerteza. E são exatamente essas sensações que abrem portas para diversas outras doenças. Desse modo, no texto de hoje vou contar um pouco mais sobre o que podemos fazer para lidar com estes sentimentos durante este período.

A COVID-19 é uma doença que tem que ser levada a sério. Já são milhares de óbitos registrados em decorrência de complicações e milhões de pessoas que se encontram em isolamento para se tratarem. Somado a isso, temos informações chegando 24h por dia, o que muitas vezes nos leva a ter pensamentos excessivos acerca de nossa saúde e da saúde de nossos entes queridos, do medo e da incerteza de como será o dia de amanhã, se teremos empregos, ou se seremos diagnosticados, por exemplo. Muito se escuta ainda sobre a ansiedade causada pelo fato de estarmos “presos” dentro da própria casa.

É necessário ficarmos atentos, pois estas crises de ansiedade podem alterar as funções do hipotálamo, responsável por manter equilibrados os hormônios do sono, estresse, emocional e apetite. E são justamente estas alterações que enfraquecem nosso sistema imunológico.

Medidas de prevenção

Sabemos que o momento é difícil e muito delicado, mas a receita de ouro para enfrentar este período é manter a calma. Você pode optar por realizar atividades dentro de casa que o mantenham distraído durante o dia, como por exemplo, assistir e participar de aulas de atividades físicas. Muitos profissionais estão transmitindo aulas ao vivo pelas redes sociais, e, além disso, a prática de exercícios físicos libera o hormônio da endorfina, que estimula a sensação de bem-estar e conforto, melhorando o humor.

Outra opção de atividade é a leitura. Você pode escolher um livro ou aproveitar o tempo para fazer cursos que irão te capacitar profissionalmente. O mais importante é se manter distante dos noticiários.

Agora, mesmo se nada disso for suficiente para controlar a ansiedade, evite fazer uso de medicamentos para controlá-la. Opte por produtos naturais. Os chás são grandes aliados nessas horas e existem inúmeros tipos para diversos momentos: chá para se manter calmo, para dormir bem, aliviar a tensão, o estresse, entre outros.

Além disso, existem medicamentos manipulados feitos à base de produtos 100% naturais e com a dosagem certa para amenizar o que você está sentindo. É importante lembrar que a automedicação, assim como a compra de medicamentos sem a prescrição de um médico é expressamente proibida. Por isso, se você realmente precisa de ativos para combater as tensões que todos estão passando, prefira soluções naturais.

E lembrem-se: cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental, é fundamental para que você possa atravessar esse momento. Se todos estiverem bem, estaremos mais fortes. Espero que tenham gostado do texto, até a próxima edição!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 02/04/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna