Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 25° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,165 Euro agora: R$ 5,539
Aloisio Ramalho


O que é e para que serve uma consultoria empresarial?



Administrar um negócio é uma tarefa desafiadora. Um empreendimento é algo incrivelmente complexo, que demanda competências diversas para lidar com uma grande variedade de processos, operações, planejamentos entre outros.

Há determinados aspectos em que se demanda um conhecimento mais aprofundado e especializado, que nesse caso é fornecido através de uma consultoria empresarial.

 

Em que consiste a consultoria empresarial?

Antes de, propriamente, tratarmos da utilidade e do funcionamento de uma consultoria empresarial, é necessário vislumbrarmos, ainda que brevemente, esse conceito.

A consultoria consiste na providência de um determinado tipo de prestação de serviços que, geralmente, é efetuada por um ou mais agentes externos à empresa.

Esse agente externo é um profissional qualificado, com um vasto, variado, profundo e completo conhecimento do assunto a ser abordado.

Esse serviço ocorre por meio de um diagnóstico preciso da situação da companhia, desenvolvimento de processos e também tem o intuito de conhecer quais são as necessidades do cliente, identificar as melhores soluções e indicar as ações mais corretas para se realizar.

Em posse de todos os dados e informações pertinentes, o empresário pode refletir, do modo mais acurado, sobre as condições atuais de sua organização, identificando os fatores determinantes que a levaram à situação atual e quais são os possíveis caminhos que os negócios deverão trilhar.

A seguir, uma série de planejamento podem ser feitos, a fim de traçar estratégias, esboçar ações e implementar projetos, viabilizando-os em conformidade com as demandas de sua base de clientes.

Ressalta-se que o consultor empresarial é o profissional que, em diversas situações, é procurado por organizações que almejam coibir a incidência de problemas e eliminar ineficiências, agindo preventivamente.

Contudo, eles também podem, devem e são bastante procurados por quem está imerso em uma espiral de problemas, por aqueles que se encontram em um momento bastante crítico e, portanto, precisam de ajuda profissional e especializada, a fim de eliminar o foco causador dos danos.

A cultura organizacional e a do próprio gestor em questão é sempre levada em consideração e indubitavelmente não há consultoria que o consultor contratado tome todas as decisões e faça tudo sozinho, sem uma participação ativa do gestor do negócio.

Os serviços de consultoria empresarial também podem ser solicitados por pessoas e não apenas empresas em si. Se um determinado indivíduo está com graves problemas financeiros ou precisa de auxílio para lidar com o pagamento de impostos, ele pode muito bem procurar um consultor. Ele ajudará o sujeito a se organizar melhor e tomar decisões mais inteligentes.

 

A consultoria empresarial está sempre relacionada a um contexto de mudança.

Ela é requisitada para fornecer uma interpretação sobre os produtos e serviços, preparar ou ainda analisar os impactos da automatização de atividades e processos, as consequências da terceirização, como contratar e preparar uma equipe de trabalho, como fazer a gestão tributária, entre outros.

 

Quais são as vantagens de uma consultoria empresarial?

Cada vez mais a consultoria empresarial se consolida como uma maneira de colocar mais agilidade nos negócios e efetuar transformações que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de execução interna, pelas mais diversas razões.

A consultoria representa uma maneira de se destacar no mercado e ganhar competitividade.

 

Mas quais são as vantagens que essa modalidade de serviço pode levar a empresa? É o que mostraremos abaixo:

 

Visão exterior e panorâmica sobre os problemas

Ignorar os problemas que acontecem dentro da empresa, de forma deliberada, não vai ajudar a melhorar a situação. Ocorre também de nem sempre aqueles que fazem parte da instituição estarem conscientes, ao menos de forma plena, sobre os problemas que ela apresenta.

A solução, nesse contexto, é contar com alguém que possa tecer olhares mais críticos e ter uma visão mais analítica, coisas que nem sempre as pessoas diretamente envolvidas no problema têm.

 

Foco total em resultados

Diante da necessidade de promover mudanças organizacionais, é comum que você tenha que deslocar todos os membros da equipe, transferindo-os de suas tarefas atuais, a fim de envolvê-los na implantação de inovações processuais. O problema é que, nesse processo, muitos podem perder o foco.

A consultoria empresarial, por sua vez, é mais capaz de manter um foco total nos resultados, estando restritos aos serviços que foram contratados, o que permite a sua equipe continuar suas atividades normalmente — otimizando energia e recursos.

 

Processos com duração determinada

Quando se contrata uma consultoria, já na elaboração do contrato de prestação de serviços determina-se um cronograma com início e duração bem definidos, permitindo a empresa contratante ter uma noção do prazo para atingir seus objetivos.

 

Conhecimento abrangente do mercado

Mesmo que você tenha um conhecimento muito amplo do seu mercado, tenha a ciência de que um consultor empresarial traz consigo a experiência de várias outras empresas também e não apenas uma. É esse tipo e nível de experiência que ele tem que o ajuda a construir um know-how muito vasto e sólido.

Tudo aquilo que um consultor aprende ao longo de sua carreira dá a ele uma visão mais focada e estratégica, proporcionando maior agilidade para elaborar soluções que impulsionam os negócios dos seus clientes.

 

Qual a importância de entender o momento certo de contratar uma consultoria empresarial?

A importância de se compreender o momento mais adequado para se contratar os serviços de consultoria empresarial reside no entendimento de que não se deve buscar esse tipo de auxílio somente em momentos de crise, pois nesse caso a solução dos problemas fica muito mais difícil e demorada.

Podemos perceber que, o ideal é adotar os serviços de consultoria empresarial de forma preventiva, a fim de que se antecipe e evite futuros problemas e prejuízos para os negócios.


Se interessou pelo assunto? Faça-nos uma visita ou agende uma reunião on-line. Será um prazer conhecê-lo!
 

Atenciosamente,


Aloísio Júnior Mendes Ramalho
Consultor de Negócios & Pessoas 
Especialista em Planejamento Empresarial e Finanças
ABRACEM - REG: A-50647

 

Tel.: 31 99876-6835



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 01/04/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

Contatos:

aloisioramalho@ymail.com

(31) 9 9876-6835

 



Comente esta Coluna