Frei Tibúrcio


Confira na coluna Frei Tibúrcio desta semana



Que coisa
Incrível como o glorioso Supremo Tri­bunal Federal (STF) prestou um desserviço à nação na votação desta semana, que culminou, por 6 votos a 5, com a derrubada da prisão após condenação em segunda instância. Em 2016, esse mesmo STF havia liberado a prisão em segunda instância, garantindo que ela era legal e, sobretudo, constitucional.

Vade retro
Nesta semana, tudo que havia sido definido, discutido e votado exaustivamente em 2016, caiu por terra, para espanto até do mais indiferente dos jacarés. Em 2019, o mesmo Supremo entendeu que prender um acusado em segunda instancia fere, de morte, o artigo 5º da Cons­tituição Federal. Com isso, Lula, Gedel, Azeredo, Eduardo Cunha, José Dirceu e tantos outros, foram soltos e estão leves, livres e serelepes.

Porteira
O vereador Sandro José classificou a de­cisão do STF como irresponsável e danosa para a sociedade. Para o vereador, o Supremo abriu as porteiras da impunidade e soltou tudo, independente do crime e da condenação. Uma vergonha, segundo ele.


Canetada
Cerca de 150 profissionais lotados na prefeitura de Lafaiete, entre professores, médicos, assistentes e serviçais perderam seus cargos por causa do decreto número 507, de 30/10/2019. Reportagem publicada na página 6 desta edição relata o drama de alguns servidores, que acusam o município de não ter preparado a saída deles, que dedicaram mais de 30 anos de serviços à cidade.

O outro lado
Por sua vez, o alcaide Mário Furação Marcus reconhece o serviço prestado pelos profissionais e argumenta que não teve outra saída, senão a de extinguir os cargos. Segundo consta, o prefeito poderia sofrer um processo de improbidade administrativa caso não tivesse tomado a iniciativa. No­vos concursados, que ganham menos, vão assumir os postos dos aposentados.

Explosão
Uma verdadeira explosão de repercussão. Assim pode ser definida a reportagem sobre o “rombo de quase R$1,5 milhão de reais nas contas do hospital São Camilo”, publicada na edição 1498/2019 do Jornal CORREIO. Nesta semana, os ex-gestores enviaram direito de resposta sobre o assunto, que está sendo publicado na página 10. Vale a pena dar uma conferida.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 19/11/2019

Frei Tibúrcio


-


Comente esta Coluna