Amanda Oliveira


Emagrecimento: Nutricionista mostra como perder peso com saúde



Muitos pacientes procuram o acompanhamento nutricional com o objetivo de perda de peso e segundo a nutricionista da Clinica e Esportiva Funcional, Amanda Oliveira, vários erros alimentares são cometidos quando se pensa em emagrecimento. Isso porque ele se baseia na mudança de hábitos alimentares, e não somente na redução de número na balança (perda de peso). A genética e a história do paciente devem ser levadas em consideração. É importantíssimo identificar a relação que o paciente estabeleceu com o alimento, pois será o ponto chave no processo de emagrecimento.
Às vezes o alimento é visto como um aliado e, outras vezes, como vilão. Muitos fatores externos se relacionam com o hábito alimentar, como ansiedade, depressão, preocupação, nervosismo, problemas afetivos e familiares... enfim, por estes gatilhos algumas pessoas vão comer a mais e outras comer a menos. Amanda comenta que o emagrecimento é um processo fisiológico no qual há uma menor ingestão calórica em detrimento de um gasto energético aumentado. Algumas rápidas mudanças e melhorias alimentares vão proporcionar a diminuição do peso na balança.
Entre as dicas estão o aumento da ingestão de proteína: este macronutriente ajuda na aceleração do metabolismo. “A ingestão de proteína de boa qualidade na dieta, monitorada pelo nutricionista, ajudará na diminuição da compulsão alimentar, no aumento da saciedade e na construção celular. A utilização de proteínas de excelente qualidade, como as vegetais, também é interessante”, comenta, acrescentando que a redução do carboidrato na dieta: “O carboidrato não é vilão, mas é crucial saber escolher o tipo e adequar a sua quantidade de acordo com as necessidades calóricas. Já sabemos que batata doce, mandioca e produtos integrais são boas fontes, mas sem exagero”, afirma.
Segundo a nutricionista, é necessário ter cuidado com os falsos saudáveis: “alimentos light, fit e enriquecidos nem sempre serão vantajosos. O light, por exemplo, é reduzido em 25% de algum nutriente (podendo ser reduzido em caloria, mas rico em açúcar ou gordura), e isso não é interessante.
De acordo com a especialista, alguns estudos mostram que, para cada 1 kcal da dieta, deveria ser ingerido 1ml de água. “A água gelada é termogênica e logo tende a diminuir a temperatura e o corpo irá acelerar o metabolismo”, informa.
Para Amanda, as pessoas não devem dar poder aos alimentos: “acreditar que um grupo alimentar é vilão pode desencadear distúrbios alimentares. Se a escolha for boa e a pessoa souber dosar quando e o que comer, não haverá problemas com relação ao peso. O correto é o equilíbrio na ingestão de carboidrato, gordura, proteína, vitaminas, minerais e água. Tudo isso com a prática de atividade física para que o emagrecimento se dê por meio do controle calórico e aumento do gasto energético diário.

Serviço

Amanda Oliveira
Nutricionista esportiva
e clinica funcional.
Contatos: 99284-2063
E-mail: amandaoliveira.nutri@gmail.com

Instagram: @nutriamandaoliveira



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Amanda Oliveira, no dia 04/09/2019

Amanda Oliveira


Nutricionista Esportiva


Comente esta Coluna