Tempo em Lafaiete: Hoje: - Agora: 17° Terça, 16 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,185 Euro agora: R$ 5,426
Graziele Mendes


A influência da mastigação na saciedade



A mastigação é um processo indispensável para a nossa saúde, pois através desse ato inicia-se o processo digestivo.Ao mastigar um alimento, o mesmo é triturado com os dentes e fracionando em partículas menores.  Os pedaços permanecem em contato com a língua gerando maior sensação de sabor e prazer.

A digestão se inicia na boca, principalmente as fontes de amido, ou seja, os carboidratos. Quanto maior o tempo de mastigação, mais fácil será a digestão e absorção, pois existe a liberação da saliva, que contém a enzima digestiva ptialina, cujo objetivo é a  quebra parcial da parede celular do alimento, facilitando a deglutição e a ação de enzimas digestivas do estômago e principalmente do pâncreas.

Além disso, é importante ressaltar a função da mucina (secreção mucosa) que tem a finalidade de lubrificar e proteger as superfícies do canal digestivo. Na boca também há ação de células de defesa, entre elas a imunoglobulina (IgA) responsável por  gerar uma melhor tolerância aos alimentos e promovem a neutralização de vírus, bactérias, toxinas.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 20/08/2019

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna