Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 22° Quarta, 24 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,147 Euro agora: R$ 5,504
Graziele Mendes


Ingerir líquido durante as refeições faz mal? Saiba mais com a nutricionista Graziele Mendes



O consumo de líquidos durante as grandes refeições (almoço e jantar) pode resultar em distensão no estômago, dificultando a digestão. Visto que o líquido se mistura com o alimento e o estômago se estica além de retardar a digestão.

Algumas pessoas consomem líquido durante a refeição para facilitar a deglutição, nesse caso não mastigam completamente os alimentos. É importante ressaltar que a mastigação adequada é indispensável para a saciedade, boa digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Quando mastigamos mais vezes os alimentos, usufruímos de todo o prazer proporcionado pelos diferentes sabores e texturas dos alimentos e de suas preparações culinárias.

Por esse motivo é recomendável evitar a ingestão de líquidos durante as principais refeições. Sobretudo, líquidos com inserção de açúcar como sucos e refrigerantes, pois a adição de açúcar fornece um aumento calórico proporcionando ganho de peso. Os sucos de frutas naturais também devem ser evitados, substituindo pela fruta in natural, pois, ingerindo a fruta, a quantidade de fibra ingerida é maior. Prefira as frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão, goiaba, caju, mamão, kiwi, entre outras, por auxiliarem na absorção do ferro. Além disso, evite preparações que contêm leite, essas ao contrário da vitamina C diminuem absorção de ferro, sendo assim mais vulnerável a anemia.

Guarde essa frase: Para terminar a refeição em beleza, a fruta é a melhor sobremesa.

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 98490-5179 (31) 99880-2324



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 01/08/2019

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna