Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 16° Agora: 17° Quinta, 18 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,562
Graziele Mendes


Entenda o impacto da dieta livre no fim de semana no seu emagrecimento!



Para começo de conversa cabe ressaltar que a ingestão alimentar desenfreada vai está relacionada ao consumo involuntário de calorias e maior risco de excesso de peso, com isso influenciado diretamente na saúde, onde acarreta ou agrava quando já instalada as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outras. 

Existem diversas evidências cientificas revelando que o consumo de alimentos ultraprocessados, ou seja, produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras,  geram prejuízos para a saúde. Diante disso, o consumo livre ou exagerado destes alimentos, além de favorecer um balanço energético positivo causando um aumento de peso, pode substituir alimentos saudáveis e contribuir para uma alimentação errônica. Por suas consequências extremamente negativas para a saúde, o consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado, assim como o excesso de açúcar, gordura e sal adicionado às preparações. Além disso, torna-se necessário limitar o uso de alimentos processados, ou seja aqueles  produzidos basicamente adicionando sal e açúcar, desse modo devem ser consumidos somente em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias, e sempre associados ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados.

Quando a ingestão alimentar é exagerada ou desequilibrada nos finais de semana todo esforço obtido durante a semana é anulado ou prejudicado, devido a alterações metabólicas. Portanto sugiro o consumo de uma refeição “lixo” uma vez por semana, e realizada com moderação, você não precisa comer 10 fatias de pizza!, consuma uma, mastigando bem devagar, saboreando-a.  Afinal todos  temos vontades de ingerir esses tipos de alimentos, a restrição alimentar exacerbada pode trazer transtorno alimentar. Na nutrição científica não existe exclusão e sim restrição, moderação. Vale enfatizar a importância da atividade física também aos finais de semana.

Principalmente ao final de semana é interessante realizar refeições à base de alimentos in natura e minimamente processados. Além disso é possível tornar refeições não saudáveis em saudáveis como brigadeiro de biomassa, pizza de quinoa entre outros.

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 98490-5179 (31) 99880-2324



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 29/07/2019

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna