Colunas

Turma dos Ô Quêêê se aventura nas águas do Aripuanã

Entre os dias 20 e 28 de setembro, 23 membros da Turma dos Qu se aventuraram na Amaznia, mais precisamente, nos rios Juma e Aripuan e seus lagos prximos. As dificuldades com logstica de acesso ao local fizeram desta uma pescaria diferente de todas as que haviam sido feitas pelo grupo em seus 21 anos de existncia. E foi exatamente por isso que a preparao comeou cedo, ainda no final de 2017, logo aps a ida do grupo Pousada guas do Guapor. A tradicional confraternizao entre as famlias dos pescadores foi realizada no dia 25 de agosto, no belo stio do companheiro Ronei, em Olaria, prximo Casa Grande.

Alexandre, Ansio, Artur, Carlos ERM, Cludio Josu, Celso Gotierre, Diego Garrido, Fernando Praynha, Fbio Ordones, Xico Stockler, Jaime, Jairinho, Joo Paulo Bittencourt, Joel, Silvestre, Luiz Ramalho, Paulo, Rafael Grassano, Raul, Ronei, Tet, Valtinho e Zinho Mendes participaram. Na ltima hora, nosso amigo Mauro topgrafo, em funo de problemas momentneos de sade, no pde participar. Diego foi o novato do grupo. Como excelente pessoa que , foi acolhido com muito carinho pelo grupo e pde desfrutar desta grande famlia de pescadores que a Turma dos Qu.

A viagem de ida - Do aeroporto de Confins. De l, viajamos pela Gol at Braslia, de onde seguimos para Manaus. Na capital do Amazonas, fomos recebidos pelo guia Vital, que nos levou at o Hotel Plaza, prximo ao Teatro do Amazonas. Tarde e noite livres, com os companheiros aproveitamos para almoar uma bela banda de tambaqui e visitar os shoppings da Amaznia e Manauara. O grupo dormiu cedo, pois no dia seguinte, s 5h da manh, seria transportado pela barca Z Holanda, com capacidade para 120 pessoas, na segunda etapa da viagem.

Desta vez, 10h descendo o rio Negro at o encontro com o Solimes, prosseguindo pelo rio Amazonas 3h e, depois, mais 7h subindo o rio Madeira para, enfim, chegar a Novo Aripuan, por volta das 16h30. Mas para chegar Pousada Aripuan ainda havia muito cho ou gua para desbravar: uma turma foi de van, outras de caminhonete, em um trajeto de 120 km de uma estrada em razoveis condies. Outra turma ainda foi de barco, subindo por 2h30 o rio Aripuan at chegar ao nosso destino por volta das 21h30.

Encravada na selva amaznica, a 120 km por terra da cidade de Novo Aripuan, a pousada uma construo de madeira, com capacidade para receber 26 pescadores, equipada com motor a diesel para fornecer energia eltrica. Tem bar, cozinha, restaurante, internet Wi-Fi, ar condicionado e geladeiras em cada quarto duplo ou triplo. O pessoal se esfora muito em atender os desejos dos pescadores, embora, s vezes, haja dificuldades em funo do isolamento do local. Uma alimentao simples, mas saborosa, alm de tira-gostos - principalmente de peixe, foram distribudos para consumo dos pescadores durante todos os dias.

A pescaria ? pescamos ao longo dos rios Aripuan, Juma e seus lagos e igaraps. Foram pegos muitos tucunars nas iscas artificiais. Muitas aes, muitas linhas arrebentadas e muitos sustos com tucunars grandes foram relatados. A maior parte tinha entre 4kg e 5kg, o que j d uma luta muito boa com o peixe. Os aruans tambm fizeram a festa da moada, sendo fisgados por praticamente todos os pescadores. Foram pegos, ainda, muitos peixes de couro, com destaque para as pirararas. Os campees foram Artur Donato (maior peixe de couro: Pirarara de 30 kg), Paulo (maior tucunar: 7,4kg) e Ansio (maior quantidade de peixes). Aps a premiao e entrega de trofus, a pousada serviu um bolo para comemorao pelo aniversrio do pescador Alexandre Bata, que acontecia justamente neste dia.

De volta a Manaus - no dia 27, iniciamos nosso retorno a Manaus, viajando de van, caminhonete e barco para Novo Aripuan. De l, trs avies de nove lugares alugados nos levaram at o aeroporto Flores, em Manaus. Uma viagem tranquila, por cima da floresta amaznica, um lugar ainda bastante preservado. 1h depois, s 13h, o ltimo avio pousou e, por volta das 14h30, j estvamos hospedados no Hotel Go Inn, no Centro. Aps um bom banho, os pescadores aproveitaram os shows nas ruas adjacentes ao Teatro Amazonas, em comemorao ao Dia Mundial do Turismo, e conheceram vrias caractersticas do folclore amazonense. No dia seguinte, alguns fizeram visitas a pontos tursticos da cidade, principalmente ao famoso Mercado do Peixe. Aps o almoo, todos se prepararam para o retorno a Lafaiete, deixando o aeroporto internacional s 13h50.

O retorno a Lafaiete - Em voos bem tranquilos, primeiro para Braslia e depois para Confins, a turma chegou ao seu destino por volta das 22h15. Aps despedidas do pessoal de BH, os demais embarcaram no nibus da Saritur, j estava esperando. Chegamos a Lafaiete por volta das 1h30 do dia 28, encerrando mais esta aventura da Turma dos Qu.  (Confira mais fotos em nossa galeria http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/galeria/index.php?id=31)

Jos Silvestre Vieira

Pescador e observador de aves