Colunas


Didáticas para celulares em sala de aula



As ideias que vou expor neste artigo no correspondem, necessariamente, minha opinio e viso sobre didticas que devem ser adotadas em salas de aula para aprimorar a aprendizagem. Algumas, possivelmente, vo at piorar ou comprometer o ensino e a aprendizagem. Por isso, algumas afirmaes sero comentadas de forma crtica. ?Atualmente, o uso de celular em sala de aula para fins recreativos tem se tornado um grande tormento para diversos professores. Isso porque esses profissionais precisam disputar a ateno dos alunos com os aparelhos mveis e, muitas vezes, acabam perdendo a batalha. Diante dessa informao, fica evidente que o ensino tradicional e seus recursos - giz, caneta, lousa e cadernos - deixaram de ser suficientes para manter os estudantes motivados e interessados. Mas como modificar esse cenrio?

Honestamente, a resposta no simples. Antes de os celulares se tornarem dispositivos pedaggicos auxiliares nas didticas para a aprendizagem, a direo, os professores, os pais e os alunos precisam ser criteriosamente preparados e amadurecidos para os procedimentos. O governo do estado de So Paulo, por exemplo, adotou essa ideia e com a Lei N 16.567, de 6/11/2017, alterou o primeiro artigo da Lei n 12.730, de 11/10/2007, acabando com a luta entre tecnologia e educao ao permitir que os dispositivos mveis sejam utilizados como instrumentos pedaggicos, ou seja, como facilitadores da aprendizagem. Todavia, preciso lembrar que a cultura escolar no vai mudar s por uma alterao da lei ou por decreto.

J pensou em formar grupos de discusso online para que os estudantes possam trocar informaes sobre o contedo da disciplina? Essa estratgia pode despertar o interesse dos educandos pela matria e ainda contribuir para um uso mais consciente da tecnologia. Para tirar a ideia do papel, vale criar um grupo no Facebook ou at mesmo no WhatsApp, inserir o tpico que ser trabalhado na aula seguinte e instigar a curiosidade dos jovens com pequenas perguntas. At agora, no vi grupos no WhatsApp funcionando plenamente.

Assim, os alunos podero debater um pouco sobre o assunto levantado antes da abordagem do professor, o que pode fazer muita diferena no andamento da aula seguinte, conforme j comprova a proposta da sala de aula invertida?. - Acho pouco provvel que as redes levem os alunos a debater qualquer tema ?antes da abordagem do professor?. Raramente vi isso no mestrado. A tecnologia sozinha no realiza esse milagre preconizado pelo uso da tecnologia.

?Vale lembrar que essa prtica no s aumenta o foco e a participao dos educandos, como tambm promove a interao de alunos com dificuldades de sociabilidade, uma vez que o ambiente online costuma deixar os discentes tmidos mais confortveis?. - Esse comportamento estudantil est longe de acontecer s pela mediao do WhatsApp ou outra rede social. Ainda vai ser preciso mudar demais a concepo sobre estudos e escola para se conseguir esse ideal.

?Com o objetivo de estimular a criatividade e desenvolver a interdisciplinaridade no ambiente escolar, o professor pode solicitar, como atividade avaliativa, a criao de um aplicativo para dispositivo mvel?. - Aplicativos? Quantos alunos tm noes de programao computacional?

?Para isso, o educador deve direcionar os principais tpicos de contedo que devem ser inseridos na plataforma fictcia e esclarecer quais informaes no so permitidas. Aps as orientaes gerais, a turma pode ser dividida em grupos para a execuo do projeto?. - As ideias acima at so boas, mas prprias de quem no conhece gesto do conhecimento atravs do uso da tecnologia. Ainda temos de mudar muitos conceitos sobre trabalho coletivo e de gesto escolar antes de transformar recursos tecnolgicos em mediaes didticas para a aprendizagem. E nisso estamos bem aqum do esperado.

Jos Antnio dos Santos

Mestre pela UFSJ e membro ACLCL

Contato: joseantonio281@hotmail.com

Disponvel em http://blog.qmagico.com.br/tecnologia/4-didaticas-para-usar-o-celular-em-sala-de-aula/. Acesso aos 30/setembro/2018.




Escrito por Educação, no dia 13/10/2018