Colunas


Ensino médio sem reinventar a roda



Algumas escolas do estado do Esprito Santo esto provando que o sistema educacional brasileiro tem conserto, sem precisar de ningum reinventar a roda. As informaes abaixo sobre a Escola Viva, com crditos de Carolina Linhares, pela Folha de So Paulo, so exemplo vivo de uma esperana educacional brasileira que est fazendo milagres, mesmo sem verba.
Na sala de tapete em EVA e almofadas espalhadas, alunos da Escola Viva So Pedro, em Vitria, tm duas ?aulas de PV? por semana. O uso da sigla para Projeto de Vida mostra que a comunidade escolar assimilou o mtodo adotado nos 32 colgios integrais da rede estadual de ensino mdio, as Escolas Vivas.
Junto com o Programa Jovem de Futuro, implantado em 2015 para melhorar a gesto das escolas, e o Pacto pela Aprendizagem, de colaborao at financeira com os municpios na educao bsica desde 2017, a medida ajuda a explicar o desempenho das escolas estaduais no ensino mdio, que tiveram as maiores notas do pas em portugus e matemtica no Saeb (Sistema de Avaliao da Educao Bsica) no ano passado.
No ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), que considera tambm a taxa de aprovao, a rede estadual foi a segunda melhor do Brasil, com 4,1 pontos, atrs de Gois. So Paulo teve 3,8. Includas as escolas particulares, o Esprito Santo salta para a primeira posio, com 4,4. Ainda assim, no alcanou as metas de 4,4 e 5,1, respectivamente, em nenhum dos casos.
O governo se inspirou na educao municipal de Sobral (CE), na escola de tempo integral de Pernambuco e na experincia do Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, em outros estados. ?No fomos reinventar a roda. Fomos colocar a roda para rodar?, afirma o governador Paulo Hartung (MDB). ?As melhores aulas so aqui?, diz o aluno Gabriel Sotero, 17, na sala de PV, onde os estudantes traam objetivos e trabalham em um plano de ao para alcan-los. O protagonismo, outra diretriz, levado risca: os prprios estudantes apresentam a escola e sua pedagogia.
Eles contam que, em 9h30 dirias, tm acesso a disciplinas eletivas (moda, gastronomia, reciclagem, contrabaixo, direito), aulas com estudo orientado, professores tutores, clubes juvenis (teatro, dana, xadrez), salas com smart TV, ginsio, auditrio e laboratrios. A So Pedro, em um bairro perifrico, foi a primeira escola do tipo, inaugurada em 2015, onde antes funcionava uma faculdade.
Mas as Escolas Vivas so uma bolha na rede de 240 unidades de ensino mdio com 100.978 alunos. Em Cariacica, na Grande Vitria, por exemplo, a reforma da Escola Estadual Joo Crisstomo Belesa teve incio em 2010 e foi retomada somente neste ano.
Dentro da quadra, foi construdo um galpo que funciona com salas de aula improvisadas. Em dois anos, o governo promete terminar a reforma, com nova quadra, biblioteca e laboratrio. ?Numa rede com tantas escolas, sempre vai ter problema, mas isso no a realidade. H manuteno constante?, diz o secretrio de educao, Haroldo Rocha.
?O prdio ruim, o professor ganha pouco. Esse discurso velho. Claro que prdio bonito ajuda, mas parede no ensina. A essncia da escola a relao aluno e professor.? O estado apostou em profissionalizar a gesto das escolas, com processo seletivo para diretores e com a tcnica do Jovem de Futuro, que estabelece metas e alcanou toda a rede estadual de ensino mdio neste ano.
?O trabalho passou a ser organizado. Existe um plano de ao, em que a gente v o que funciona e o que precisa corrigir?, afirma a diretora Virgnia Silva, da Escola Estadual Francisco Nascimento, na Serra, Grande Vitria.
Disponvel na Folha de So Paulo.

Jos Antnio dos Santos
Membro da ACLCL e mestre pela UFSJ
Contato: joseantonio281@hotmail.com


Escrito por Educação, no dia 05/10/2018