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Adultos que não ouvem as crianças



O ms de agosto est acabando. Segue a pergunta: Voc est sabendo dos sofrimentos e dos sucessos de seus filhos na escola e nas outras vivncias deles? As crianas falam que esto sofrendo na escola e os adultos, ignoram. Elas dizem do seu jeito que foram molestadas ou que sofreram abuso ou assdio sexual e os grandes falam que esto mentindo, fantasiando ou que, no fundo, esto mesmo ?dando mole?, desejando viver essas situaes. Absurdo!

Muitos adultos persistem em cometer os mesmos erros h dcadas. Esto cegos ao que as crianas esto vivendo e sentindo. Veem as crianas nas redes de relacionamentos e permanecem indiferentes ao que possa j estar acontecendo com elas. E quando as crianas mandam recados indiretos ou diretos a eles, continuam sem perceber. As igrejas, as escolas e as instituies que formam crianas, como creches e cursinhos, precisam estar atentos a isso. E precisam dar uma balanada nos adultos, para ver se acordam para a realidade. As crianas esto sendo ameaadas e muitas pessoas no fazem nada para proteg-las. 

Os adultos precisam reservar tempo, para prestar ateno especial s crianas. Agachar-se, olhar nos olhos delas e ouvi-las mirando a alma e buscando captar sentimentos e angstias, anseios e necessidades prprias da idade. Falta sabedoria dos adultos em saber fazer isso bem. Tendemos a subestimar os sentimentos e capacidade das crianas. Poucos tm uma atitude de reverncia e respeito s opinies delas. Essa atitude forma crianas agressivas e incapazes de ouvir seus pares e os prprios adultos.  

Adulto que ouve ensina a habilidade de ouvir. Adultos que valorizam opinies das crianas formam pessoas bem resolvidas, com autonomia emocional, intelectual e fsica. Crianas que recebem ateno e cuidado, carinho e incentivos adoecem menos e se tornam adultos confiantes, que se sentem capazes para enfrentar os desafios e revezes da vida. 

Adultos capazes de perceber as dificuldades e anseios das crianas se tornam uma alegria na famlia e nos grupos sociais. Muitos demonstram que no preciso ter preparao acadmica para desenvolver sensibilidades. Conheo muitas pessoas graduadas incapazes de ajudar as crianas a administrarem suas dificuldades e seus anseios. Outras tantas no desenvolveram as habilidades necessrias para resolverem situaes difceis e obterem sucesso e no sabem ensin-las aos pequenos e aos adolescentes. Esses adultos esto despreparados para encarar seus prprios problemas. 

Para identificar as dificuldades e os anseios das crianas no precisamos e nem podemos agir e falar como crianas. No somos iguais a elas e nem conseguiremos ser. Precisamos ajud-las. Elas tm de reconhecer em ns os adultos em quem podero confiar e esperar orientaes. E precisam sentir que os adultos as levam a srio.

Por isso, temos de voltar nossa ateno completamente para elas, quando nos pedem algo. Ajoelhar ou agachar perto delas, olhar nos olhos e se dedicar a observar os gestos delas e a analisar o que dizem, so formas concretas que nos ajudam a identificar se esto ou no sendo ameaadas por alguma pessoa ou situao e passando, ou no, por momentos difceis.

Os adultos precisam entender que as crianas so sujeitos de direitos e de deveres. E que precisam ser tratadas de forma tica e respeitosa, encorajadora e incentivadora. Os antigos gregos falavam s crianas o estritamente necessrio, segundo a tradio. E exigiam que fossem lacnicos mesa. Honestamente? No vejo razes para elogiar esse legado. 

Jos Antnio dos Santos
Membro da ACLCL e mestre pela UFSJ
Contato: joseantonio281@hotmail.com

Escrito por Educação, no dia 31/08/2018