Educação


Despreparo emocional e falta de conteúdos (parte 2)



Infelizmente, as notcias sobre a realidade educacional brasileira no so boas, como eu gostaria de anunciar. Perdemos muito tempo falando de habilidades e competncias e de pedagogia de projetos, desde as obras de Phillip Perrenoud e Fernando Hernandez. Mas tudo caiu na vala do modismo inconsequente que diretores e professores adotam para camuflar a realidade educacional e fingir mudanas. 

Agora, pelo menos 20 anos depois, amargamos a nossa incapacidade de fazer adequaes srias nos currculos, na metodologia de trabalho e nas teorias da aprendizagem. Tal incapacidade foi mais por resistncia s mudanas do que por condies tcnicas de trabalho. Temos muita gente boa querendo fazer, mas sendo minoria vencida pelo conservadorismo que mantm uma ultrapassada cultura escolar. 

Hoje, as pesquisas mostram que nossos alunos no desenvolveram habilidades emocionais, sociais e cognitivas bsicas esperadas. Eles no tm concentrao, persistncia e perseverana, resilincia e capacidade de administrao do tempo pessoal. Falta capacidade de raciocnios e de interpretao bsicos. Aqueles bem sucedidos o conseguiram por mrito prprio ou pela famlia, no pela lgica do sistema educacional.  

Prova disso que ?32 mil alunos brasileiros de 964 escolas participaram da prova do Pisa 2015. Aplicado pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), o exame tido como a principal rgua internacional para comparar a qualidade do ensino entre os pases. Nesta edio, explica Naercio, a prova passou a ser realizada via computador, o que, pela primeira vez, tornou possvel medir o tempo que os alunos dedicavam a cada exame. Uma nova edio foi aplicada em maio passado a 19 mil estudantes brasileiros de 15 anos, em 661 escolas, e os resultados devem ser divulgados no segundo semestre de 2019.

O desempenho dos alunos brasileiros, de acordo com os dados, vai decaindo ao longo da prova. No primeiro bloco de perguntas, quando pressupe-se que os alunos esto mais dispostos e descansados, o ndice de resoluo dos brasileiros de cerca de 40% das questes. Intui-se, a partir da, que esse desempenho se deva basicamente aos conhecimentos insuficientes sobre os temas abordados.

medida que a prova avana, porm, a ateno, a motivao e a persistncia parecem ter um peso crescente na probabilidade de acertos das questes. "Se pegamos o final da prova, temos (ndice de resoluo) de apenas 15% entre os alunos brasileiros, contra cerca de 50% entre alunos finlandeses e coreanos", explica Menezes.

Como muitos alunos sequer chegam ao final do exame, os pesquisadores creem que, alm de no saberem o contedo, falte motivao e sobre dificuldade para gerir o tempo da prova. 

Para Menezes, esses mesmos problemas que aparecem no Pisa podem prejudicar o desempenho dos alunos tambm no Enem. Mas com uma diferena crucial: no Enem, os alunos se esforam mais para garantir uma vaga na faculdade. 

"Temos de levar em conta duas motivaes: a intrnseca, de cada pessoa - de encarar uma prova como um desafio, como (fizeram) os alunos da Coreia e da Finlndia no Pisa. Eles comeam bem e se mantm bem durante toda a prova. E temos a motivao extrnseca, que a recompensa de ir bem. O Pisa no tem isso, porque no acontece nada (ao aluno individualmente) se ele for mal na prova."

Jos Antnio dos Santos

Membro da ACLCL e mestre pela UFSJ

Contato: joseantonio281@hotmail.com


Fonte adaptada: Fonte - https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/despreparo-emocional-pode-prejudicar-estudantes-brasileiros-tanto-quanto-falta-de-conhecimento/ar-AAAjSs6?li=AAggXC1&ocid=mailsignout. Acesso aos 20/07/2018.



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Escrito por Educação, no dia 16/08/2018


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