Educação


Despreparo emocional e falta de conteúdos (Parte 1)



As informaes que trago sobre educao escolar so cabulosas. Fao isso com tristeza. Jamais mostraria dados negativos de estudantes por sensacionalismo. So poucas vozes que se levantam para mostrar que a situao educacional brasileira est desastrosa. Quem insiste em garimpar fraes positivas, via de regra, o faz por interesses polticos. Evidente que existem escolas com resultados fantsticos. Fogem ao convencional e no representam o conjunto da realidade educacional brasileira. O desalento, quase geral, aparece nos baixos desempenhos.
Desnimo, falta de motivao e despreparo emocional podem responder por grande parte do desempenho ruim dos alunos brasileiros no Pisa - teste internacional de educao. Nessa avaliao mais recente, em 2015, o Brasil ficou na 63 colocao em cincias, na 59 em leitura e na 65 em matemtica, entre 70 pases. Alm de errar muitas respostas, muitos dos alunos brasileiros sequer terminam a prova. A explicao para o resultado ruim - que bem pior at mesmo que o de vizinhos latinos, como a Colmbia - parece ir alm da falta de conhecimento dos estudantes sobre o contedo.
Alm das respostas erradas, os estudantes brasileiros gastam muito mais tempo em cada questo na comparao internacional, segundo estudo divulgado pelo Insper. Os brasileiros dedicam, em mdia, quase 3 minutos a cada questo, contra 1 minuto do aluno da Finlndia, por exemplo, e 2 minutos do aluno colombiano. E a ltima questo do primeiro dos dois blocos do exame no foi resolvida por 61% dos brasileiros, ndice muito superior aos de finlandeses (6%) e at mesmo ao de colombianos (18%). Tais sinais esto no estudo recm-lanado Por que o Brasil vai mal no Pisa? Uma anlise dos Determinantes do Desempenho no Exame, de coautoria do pesquisador Naercio Menezes, coordenador do Centro de Polticas Pblicas (CPP) do Insper e Ph.D. em Economia pela University of London.
A pesquisa indica que, assim como a falta de conhecimento e as falhas no aprendizado do contedo, a ausncia das chamadas habilidades socioemocionais - por exemplo, perseverana, motivao e resilincia do aluno na hora de fazer as provas - parece responder por parte considervel da performance dos alunos brasileiros. "Essas habilidades indicam quo perseverante e resiliente o jovem, como ele reage quando alguma coisa d errada. E isso parece ser to importante quanto as habilidades tradicionais, como inteligncia, conhecimento, raciocnio e memria", explica Menezes, especialista em Educao e Polticas Pblicas.
E tais habilidades, segundo especialistas internacionais que estudam o tema, tm um impacto que vai muito alm da nota da prova: podem afetar toda a vida profissional futura desses alunos, alm do crescimento de todo o pas. "Os 'economistas da educao' tm entendido que as habilidades socioemocionais so muito importantes para explicar no s desempenho escolar, mas toda uma srie de indicadores futuros, como desemprego, informalidade, criminalidade, uso de drogas", prossegue Menezes, citando uma famosa estimativa do economista americano James Heckman, que calculou que cada dlar investido no fomento dessas habilidades nos primeiros anos das crianas resulta na economia posterior de at US$ 7, por seu impacto na produtividade e no bem-estar emocional dessas pessoas quando adultas.
Embora o pesquisador diga que, intuitivamente, o papel das habilidades emocionais na educao sempre tenha sido considerado pelos educadores, a cincia tem avanado nas ltimas dcadas em medir os impactos delas no aprendizado e na economia de um pas.
Fonte adaptada: Fonte - https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/despreparo-emocional-pode-prejudicar-estudantes-brasileiros-tanto-quanto-falta-de-conhecimento/ar-AAAjSs6?li=AAggXC1&ocid=mailsignout. Acesso aos 20/07/2018.

Jos Antnio dos Santos
Membro da ACLCL e mestre pela UFSJ
Contato: joseantonio281@hotmail.com



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 02/08/2018


Comente esta Coluna