Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 17° Domingo, 12 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,158 Euro agora: R$ 5,550
Pesca


Você sabe escolher uma vara de pesca?



Todo mundo sabe que a vara de pesca é um artigo utilizado para auxiliar o arremesso de iscas, na peleja com o peixe fisgado, e que esse apetrecho pode ser natural, como o bambu, ou industrializado, em fibras (fibras de vidro, boron, epóxi, carbono, etc.). Existem até os modelos que combinam bambu e fibra para melhorar a performance do pescador. O que muita gente não sabe, especialmente os pescadores menos experientes, é que esses materiais dão origens a varas de ação mais leve ou mais pesada, mais ou menos flexíveis e, especialmente, quando usar cada tipo de vara.

Depois das conhecidas varas de bambu, feitas pelos próprios pescadores, surgiram as de fibra de vidro maciças, que oferecem resistência, mas eram pesadas e sem muita sensibilidade. Depois, elas passaram a ser feitas ocas, com vidro misturado ao poliéster e, depois, ao carbono. Hoje as mais modernas têm, na composição, tipos de carbono de alta tecnologia, denominados IM6, IM7, IM8, HM, etc. Os blanks são os corpos das varas e a maioria têm processo de fabricação extremamente técnicos e de precisão.

O que há de novidade?

Os fabricantes têm investido em pesquisas para colocar no mercado, a cada dia, produtos que ofereçam mais comodidade e menos esforço aos pescadores mais exigentes. Quem passa o dia todo em uma pescaria sente a diferença. Mas além de leveza, elas precisam resistir às lutas com grandes peixes. Consideradas como um dos principais equipamentos de pesca, as varas podem reduzir muito os riscos do esporte, especialmente se combinadas com a linha certa. Mas será que é possível comprar um bom equipamento por um preço mais acessível?

Quem já não passou pela difícil situação de encarar uma variedade de varas, de todos os tamanhos, libragens e materiais e, principalmente a variedade de preços em uma loja? Em geral, quanto mais caras, mais podem oferecer. A leveza, o conforto e a resistência estão entre as principais vantagens. Entretanto, é incorreto acreditar que as baratas e comuns não oferecem bons resultados. Para quem usa iscas artificiais, porém, quanto mais leve for o conjunto, menos cansa. Como exemplo, em um só dia de pesca, pode-se arremessar mais de 600 vezes. Imagine isso com os pesados molinetes ou carretilhas, vara maciça e cabo de madeira?

O primeiro item a escolher no planejamento é a vara. Logo em seguida, vem a opção de linha (que tem de ser compatível). No passo seguinte, observe que, no ponto das varas próximo ao cabo onde se prende a carretilha ou molinete, marcações determinando a linha ideal. Caso a vara seja, por exemplo, uma que comporte linha de 12 a 20 libras, indica-se uma linha de 17 libras (7,7kg), com diâmetro aproximadamente 0,28mm. Essa escolha dá maiores garantias de não forçar a vara. Nesse caso, a opção pode recair sobre uma linha de 20 libras, porém, no caso da linha de 17 libras, a vara abaixo do seu limite. Ao escolher uma linha com resistência menor do que a da vara, os perigos de quebrar recaem na linha, produto mais barato.

Classificações

As varas foram classificadas quanto aos comprimentos, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de peso e resistência das linhas e ações.

Ultra lights (UL) ultraleves: comportam linhas de até 6lbs (2,7kg) e iscas de até 6g (1/32 a 3/16 onças). Ex­celente para pesca de lambaris, pe­quenas tilápias, trutas, escrivões, manjubas, saicangas e peixes de pe­queno porte.

Lights (L) leves: Devem ser usadas com linhas de 6lbs (2,7kg) até 12lbs (5,4kg) e iscas de 4g a 11g (1/4 a 3/4 onça). Excelente para pesca de peixes como tilápias, matrinchãs, tabaranas, robaletes, pequeno blackbass e betaras.

Medium (M) médias: Para linhas de 10lbs (4,5kg) a 14lbs (6,4kg) e iscas de 7g a 21g (1/4 a 7/4 onças). Excelente para peixes do porte como robalos, blackbass, traíras, sargos, piraputangas, carpas, pequenos tucunarés e pacus.

Heavy (H) pesadas: Voltadas a linhas de 16lbs (7,2kg) a 30lbs (13,6kg) e iscas de 11g a 28g (3/8 a 1 onça). Excelentes varas para pesca de peixes com o porte de jaús, pirararas, meros, badejos, grandes garoupas, grandes pintados, dourados do mar, pirarucus e cações.

Musky: O nome de um peixe barra pesada dos EUA, que são peixes ultra pesados. Especiais para linhas acima de 35lbs (15,9kg) e iscas de 40g a 300g. Excelente para peixes do tipo como atuns, piraibas, grandes jaús e meros.

Com informações do aposentado e pescador José Silvestre Vieira e do site http://www.nippobrasil.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 02/04/2015




Comente esta Coluna